1. Segundo o estudioso Pierre Verger, foi principalmente após 1830, quando os muçulmanos destruíram a cidade de Oió, capital política dos iorubás naquele momento, que eles foram trazidos para o Brasil como escravos, principalmente para o Recôncavo baiano. Que indivíduos iorubás chegavam no Brasil como escravizados? a) A maior parte dos iorubás trazidos como escravos era constituída de camponeses que não pagavam suas dívidas com os portugueses. Como os portugueses faziam comércio em todas as partes da África essa prática se tornou comum nos reinos iorubás. b) Nas cidades iorubás os homens e mulheres mais velhos eram discriminados. Assim, a maior parte dos iorubás que chegaram como escravizados no Brasil eram pessoas de idade mais avançada que não serviam mais para o trabalho nas aldeias africanas. c) A maior parte dos iorubás trazidos como escravos para o Brasil eram pessoas condenadas pela justiça. Assassinos, ladrões, falsificadores e pessoas que não pagavam impostos cobrados pela cidade de Ifé fazem parte da maioria dos iorubás vendidos como escravos. d) Entre os iorubás aqui chegados haviam pessoas de diferentes condições como artistas, sacerdotes, príncipes e líderes políticos empregados sobretudo em trabalhos urbanos e domésticos na cidade de Salvador e no recôncavo baiano.
2. A Partir de 1830 começam a entrar no Brasil, os primeiros Iorubás. Até o ano de 1850 (data em que foi proibido o comércio de escravos africanos pelo oceano Atlântico) entraram milhares de iorubás como escravos. Assinale a alternativa que apresenta qual foi o principal porto de entrada desse povo no Brasil bem como um dos seus motivos principais. a) Paranaguá localizado no Paraná devido a sua localização estratégica no comércio com os países platinos (Uruguai e Argentina) e pelo fato da necessidade de trabalhadores para as lavouras de erva-mate no litoral e planalto curitibano. b) Santos no litoral de São Paulo porque era o maior exportador de soja naquele período. Os escravos ali desembarcados foram encaminhados par
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
LETRA C EU FIZ NO CLASSRROM
1) Com base no tema abordado no texto e os conhecimentos sobre a chegada do povo iorubá no Brasil, a opção correta é a alternativa D).
No Brasil, grande parte da população é dessedente do povo iorubá. No final do século XV, o império de Oyo se juntou aos portugueses com interesses no comércio local. Eles eram presentes, o que hoje se conhece, como Benim e Nigéria.
Contudo, esses indivíduos que chegaram no Brasil para ser escravizados, geralmente, tinham experiência em como ser: sacerdote, político, artista e diversas outras habilidades artesanais. Estima-se que o Brasil recebeu em média de 3 milhões à 5 milhões de escravos Africanos.
d) "Entre os iorubás aqui chegados haviam pessoas de diferentes condições como artistas, sacerdotes, príncipes e líderes políticos empregados sobretudo em trabalhos urbanos e domésticos na cidade de Salvador e no recôncavo baiano."
2) O principal porto de entrada desse povo no Brasil foi em Salvador na Bahia. Esses escravos, eram empregados em trabalhos domésticos e urbanos.
Alternativa D).
Estima-se que no Brasil, houve em média 10 mil viagens trazendo africanos escravizados ao longo de mais de três séculos. Nos principais portos de salvador, muito além dos escravos, desembarcavam muitas mercadorias e suprimentos que vinham da África e da Europa.
O impacto da escravatura foi significativo porque a população de escravos no Brasil era muito elevado e isso gerava uma força de trabalho muito grande. Milhões de pessoas sem educação e sem meios de subsistência foram forçadas a viver na pobreza.
d) Salvador na Bahia. Um importante porto receptor de escravos. Os iorubás ali desembarcados foram empregados sobretudo em trabalhos urbanos e domésticos na cidade de Salvador e no recôncavo baiano.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/38040793
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)