1)segundo o atlas geográfico escolar do IBGE
a)explique uma consequência para a vida no planeta terra caso não ocorresse o movimento de rotação
B)identifique um pais em que neste exato momento seja dia e um em que seja tarde
2)quais são as zonas térmicas ?diferencie
3)quais são os pontos da rosa dos rumos ?cite
Me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
1) segundo o atlas geográfico escolar do IBGE:
a) Se não houvesse o movimento de rotação no planeta, que é o giro em torno de si mesma, não haveria diferenciação entre dia e noite, ficando então uma parte do planeta completamente iluminado e outra parte na escuridão, dificultado muita a biodiversidade do planeta.
b) A diferença de horários entre diferentes localidades deve-se à longitude, isto é , a distância entre os meridianos. Por convenção o Meridiano de Greenwich de longitude 0° varia até 180° para leste e para oeste.
A hora de Greenwich tornou-se a hora universal e é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15°, variando entre 0 e 12 horas.
Então, sabemos, por exemplo, que a Itália está a leste do Brasil e mais próxima ao meridiano de Greenwich, o que quer dizer que estamos atrás no horário mundial. A diferença normal entre os dois países, é de 4 horas a mais que o nosso.
2) As Zonas térmicas do planeta são: Zona Polar Ártica, Zona Temperada do Norte, Zona Intertropical, Zona Temperada do Sul e Zona Polar Antártica.
. Zonas Polares (Ártica e Antártica): os raios solares atingem a superfície terrestre de maneira bastante inclinada, portanto, as temperaturas são as mais baixas da Terra.
. Zonas Temperadas (Sul e Norte): os raios solares incidem à superfície de forma relativamente inclinada em relação à zona intertropical, desse modo as temperaturas são mais amenas.
. Zona Tropical (ou intertropical): áreas que recebem luz solar de forma vertical em sua superfície, o fato produz regiões com temperaturas elevadas, conhecida como zona tórrida do planeta.
3. A rosa dos ventos é uma figura encontrada em mapas, cartas de navegação, monumentos, praças etc, que mostra de maneira ornamental a direção dos pontos cardeais e frequentemente as direções intermediárias entre esses pontos.
O nome provém da semelhança encontrada nos desenhos mais antigos com as pétalas de uma rosa e por indicarem, nas suas primeiras representações, a direção de ventos conhecidos pelos marinheiros do Mar Mediterrâneo, ainda na Idade Média.
Podemos encontrar rosas dos ventos indicando 4, 8, 16 ou 32 direções ou rumos. As de quatro rumos trazem os pontos cardeais principais: Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (O).
As de oito rumos trazem, além dos pontos cardeais, os pontos colaterais: nordeste (NO), sudeste (SE), sudoeste (SO) e noroeste (NO).
Bons estudos!