1. Segundo Marx, o desenvolvimento tecnológico e científico seria limitado pelas relações sociais capitalistas. Estas relações sociais impediriam que a ciência e a tecnologia avançassem livremente como elemento de transformação social. Baseado nesse pensamento de Marx.
Analise as afirmativas e atribua (V) para verdadeira e (F) para falsa.
I. O desenvolvimento tecnológico e científico está descolado dos interesses das classes sociais dominantes.
II. Existem no capitalismo forças produtivas capazes de produzir o necessário para toda a população do planeta.
III. As relações de produção capitalistas impedem que os benefícios trazidos pelo avanço das forças produtivas, a exemplo da grande capacidade de produção alimentar, estejam disponíveis para todos.
IV. O capitalismo em nada interfere na distribuição de sua produção tecnológica científica.
Assinale a sequência correta:
A. F-V-V-F
B. F-F-V-F
C. F-V-F-F.
D. V-F-V-V
2. No século XIX ganharam espaço os bancos e a figura do capitalista que comercializa o dinheiro, isto é, o capitalista financeiro. Tomar dinheiro emprestado de um banco é uma forma estrutural de valorizar o capital. Com esse lucro, o capitalista industrial paga os juros para o capitalista financeiro, mas tanto o lucro quanto o juro são frutos da mais-valia produzida. O problema é que além de potencializar a acumulação capitalista, esse crédito que o banco concede dá origem ao:
A. Crédito consignado.
B. Capital financeiro.
C. Capital Fictício.
D. Juros financeiros
3. Embora seja difícil passar das instituições extrativas para as instituições inclusivas, há histórias de sucesso. Esse país, era muito pobre, sofreu a exploração colonial japonesa e uma guerra civil trágica, mas conseguiu nas últimas décadas do século XX, se tornar economicamente dinâmica e, posteriormente, democrática e desenvolvida.
Estamos falando da (o):
A. Japão.
B. Coréia do Norte.
C. Indonésia.
D. Coréia do Sul.
4. São características do neoliberalismo, presentes nos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso:
I. Abertura econômica e a privatização de empresas estatais.
II. Desregulamentação de leis de proteção ao trabalhador.
III. Programas de distribuição de renda.
IV. Precarização do trabalho e o enfraquecimento da classe trabalhadora.
Estão corretas:
A. Apenas IV.
B. Apenas I e III.
C. Apenas I, II e IV.
D. Apenas III e IV.
5. As teorias sociológicas sobre o capitalismo dependente latino-americano, elaboradas ao longo das décadas de 1960 e 1970, expressam divergências em relação ao impacto da internacionalização dos mercados no pós-II Guerra Mundial. Em relação ao processo de modernização econômica brasileira e latino-americana na fase de incorporação dessas economias ao capitalismo monopolista, analise as seguintes assertivas:
I – Enquanto Florestan Fernandes compreende que a implantação do capitalismo monopolista nas economias latino-americanas impedirá qualquer conciliação entre capitalismo, democracia e autodeterminação, Fernando Henrique Cardoso constata uma tendência à solidariedade de reinvestimentos dos capitais externos nas economias mais desenvolvidas da região, como é o caso do Brasil, México, Chile e Argentina.
II – Para Florestan Fernandes, o setor estatal da economia brasileira, apesar de sua relevância na fase da incorporação ao capitalismo monopolista, não serviu de contrapeso às pressões ultraconservadoras provenientes do setor privado nacional e internacional. Coube ao Estado somente absorver o modelo da grande corporação capitalista e fortalecer o poder da iniciativa privada nacional e internacional.
III – Ao tratar do “novo caráter da dependência” na fase da internacionalização dos mercados, Fernando Henrique Cardoso expõe a inviabilidade da convivência entre dependência e desenvolvimento na América Latina e denuncia o regime militar brasileiro no que se refere ao caráter estagnacionista de sua política econômica.
Dentre as assertivas acima, esta(ão) correta(s)
A. somente a I.
B. I e II.
C. I e III.
D. II
E. e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A -B- C - C - B
Explicação:
Essas questões apresentam importantes aspectos teóricos propostos por Karl Marx que tenta explicar como as sociedades humanas se desenvolveram e as forças dinâmicas que a movem, além dos conflitos de classes. Além disso, essa série de questões apresenta outros temas como neoliberalismo, capitalismo e modelos de administração pública.
O Gabarito de cada questão é o seguinte:
1 - A
2 - B
3 - C
4 - C
5 - B
Veja abaixo uma explicação detalhada sobre cada questão:
Questão 1
- O desenvolvimento tecnológico e científico está descolado dos interesses das classes sociais dominantes.
Falso, segundo Marx, o desenvolvimento tecnológico não está separado dos interesses da burguesia (classe dominante), pois contribuem para a redução da força de trabalho, e por consequência aumenta os lucros dos detentores dos meios de produção.
- Existem no capitalismo forças produtivas capazes de produzir o necessário para toda a população do planeta.
Verdadeiro, existem no capitalismo forças produtivas e recursos suficientes para atender toda a população do mundo, entretanto, conforme o filósofo isso não ocorre, pois, os meios de produção estão concentrados na mão de poucos.
- As relações de produção capitalistas impedem que os benefícios trazidos pelo avanço das forças produtivas, a exemplo da grande capacidade de produção alimentar, estejam disponíveis para todos.
Verdadeiro, para Marx as relações de produção no modelo capitalista, impedem que todos tenham acesso aos avanços tecnológicos, devido ao fato da classe dominante desejar manter o seu status e impedir que a classe trabalhadora ocupe o seu espaço.
- IV - O capitalismo em nada interfere na distribuição de sua produção tecnológica científica.
Falso, o Capitalismo interfere diretamente na distribuição e acesso à tecnologia, pois dentro desse modelo econômico, deverá existir a propriedade privada dos meios de produção, por isso no capitalismo geralmente não haverá uma distribuição justa das tecnologias e inovações científicas.
Questão 2
O texto da questão apresenta características do capitalismo financeiro, que tem como protagonistas as grandes instituições financeiras que buscam controlar as riquezas dos grandes capitalistas industriais, através de especulação financeira e também por influência no mercado financeiro e bolsas de valores ao redor de todo o mundo.
Questão 3
A Indonésia foi uma colônia japonesa durante 1942-1945. Após a sua independência o país passou por um grande processo de desenvolvimento e industrialização. Atualmente o país é conhecido como um dos membros dos “Novos tigres asiáticos” que se refere a economia dos países do Sudeste Asiático, que experimentaram um elevado crescimento, sendo um relevante país na economia mundial.
Questão 4
A questão pede que encontremos características presentes nos governos neoliberais de Fernando Henrique e Fernando Collor. Com base nas alternativas apresentadas encontramos como verdadeiras as seguintes afirmações:
I. Abertura econômica e a privatização de empresas estatais.
Durante esses governos várias empresas estatais, foram privatizadas, como por exemplo, a vale do rio doce.
II. Desregulamentação de leis de proteção ao trabalhador.
Para atrair investimentos de empresas estrangeiras, governos neoliberais tendem a flexibilizar leis trabalhistas, pois dessa forma as empresas estrangeiras conseguem se instalar em um outro país sem ter muitos gastos com mão de obra.
IV. Precarização do trabalho e o enfraquecimento da classe trabalhadora.
Dentro desse modelo, organizações trabalhistas e sindicatos ficam enfraquecidos em meio a cada vez mais desregulamentações para favorecer o capital privado, desse modo a tendência é o trabalhador ter cada vez menos amparo.
Está a incorreta a seguinte alternativa:
III. Programas de distribuição de renda.
Os governos neoliberais tendem a não criar programas de distribuição de renda, pois eles significam gastos para o Estado, a prioridade para esse modelo de gestão e garantir que o equilíbrio das contas públicas, para assim conseguir oferecer segurança para os investidores estrangeiros.
Questão 5
- Alternativa I
Verdadeiro, para Florestan o capitalismo baseado no monopólio, não tinha como atender os anseios da população trabalhadora, dado que ambos defendem interesses antagônicos. Já para Fernando Henrique esse desenvolvimento trazido pelo capital estrangeiro iria beneficiar a vida de toda a população.
- Alternativa ii
Verdadeiro, de acordo com Florestan Fernandes o Estado Brasileiro atendeu apenas aos interesses das grandes corporações monopolistas.
- Alternativa III
Incorreto, ao falar da internacionalização dos mercados, Fernando Henrique Cardoso, acreditava haver maneiras de conciliar interesses da América Latina com os países estrangeiros, de modo que essa relação econômica seria benéfica para todos.
Leia mais sobre neoliberalismo em: https://brainly.com.br/tarefa/262285