ENEM, perguntado por ailasoaressilva, 1 ano atrás

1. Segundo a entrevista de Kátia Borgéa, ao tecer considerações sobre a trajetória do IPHAN ao longo dos seus 80 anos de existência, é correto afirmar:



a. Desde o início de sua trajetória de atuação, o IPHAN se preocupou em tombar bem materiais e imateriais representativos da pluralidade cultural brasileira.


b. Preservar o patrimônio material e imaterial foram estratégias de criação de uma identidade nacional para o Brasil desde os primeiros anos de atuação do IPHAN.


c. Na fase heroica, houve um predomínio do tombamento de conjuntos urbanos, igrejas, palacetes e centros históricos representativos do passado colonial brasileiro.


d. Ainda hoje, os tombamentos realizados pelo IPHAN restringem-se ao patrimônio material que representa a história da elite política e econômica do país.


e. A partir dos anos 1980, houve um predomínio dos tombamentos de conjuntos urbanos e centros históricos representativos do passado colonial brasileiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavodimg7
48

c.

Na fase heroica, houve um predomínio do tombamento de conjuntos urbanos, igrejas, palacetes e centros históricos representativos do passado colonial brasileiro.


Beto1997: Correta: Na fase heroica, houve um predomínio do tombamento de conjuntos urbanos, igrejas, palacetes e centros históricos representativos do passado colonial brasileiro.
Respondido por thaynnaba
27

No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra c, qual seja: c. Na fase heroica, houve um predomínio do tombamento de conjuntos urbanos, igrejas, palacetes e centros históricos representativos do passado colonial brasileiro.

Isso porque o texto do enunciado da questão diz respeito a trajetória do do IPHAN no seus 80 anos de existência.

Importante notar que o referido instituto é de suma importância para a preservação da história e da memória do país.

Através da preservação do patrimônio nacional é possível o estudo da nossa história.

espero ter ajudado!


Beto1997: CORRETA: Na fase heroica, houve um predomínio do tombamento de conjuntos urbanos, igrejas, palacetes e centros históricos representativos do passado colonial brasileiro.
Perguntas interessantes