1 - Segundo a autora do texto “Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática”:
a - O jogo se restringe a motivar os alunos nas aulas de Matemática.
b - A utilização do jogo por alunos e professor deve ser intencional.
c - Não há como avaliar a aprendizagem de Matemática dos alunos em um jogo.
d - O jogo é uma atividade que não aborda a cultura de um grupo social.
2 - De acordo com o texto “Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática”, o momento de jogo número 6, de intervenção escrita:
a - Permite ao professor elaborar situações-problema para que os alunos aperfeiçoem suas estratégias de jogo.
b - Tem como objetivo resolver exercícios de Matemática.
c - Serve para os alunos familiarizarem-se com o jogo.
d - Não possibilita que se retorne ao jogo.
3 - Não se identifica como tendência didático-pedagógica a seguinte afirmação:
a - Jogos como bingo e dominó, abordando os conceitos matemáticos, são exemplos de jogos dessa tendência.
b - Por meio do jogo, os alunos investigam as propriedades matemáticas de determinado conceito.
c - Os conceitos matemáticos estão explícitos nos jogos utilizados conforme essa tendência.
d - O jogo serve para fixar uma técnica ou algoritmo.
4 - Baseando-se no texto “Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática”, é certo afirmar, sobre a relação entre jogos e ensino, que:
a - Resgatar as brincadeiras que as crianças já conhecem, valorizando sua cultura lúdica e relacionando tais brincadeiras a conteúdos da sala de aula, pode desencadear processos de ensino e de aprendizagem.
b - A atividade lúdica, por ter um fim em si mesma, dificulta sua aplicação em atividades de ensino e de aprendizagem.
c - A atividade lúdica vinculada ao ensino é algo presente apenas em culturas não ocidentais.
d - O jogo tem um papel estritamente recreacional e deve ser utilizado em contraponto à atividade de ensino, como um momento de distração para alunos e professor.
5 - Baseando-se no texto “Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática”, qual a frase que condiz com o que pensa a autora?
a - O jogo constitui-se de um material manipulável, que pode ser utilizado como motivação para iniciar o ensino de algum conteúdo escolar.
b - A prática com jogos em sala de aula pode ser um resgate da cultura lúdica na qual os alunos estão inseridos, possibilitando o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar.
c - Há espaço para o uso de jogos como ferramenta para a aprendizagem em todas as tendências do ensino de Matemática.
d - O jogo surge dentro das culturas, como forma de celebrar o ócio e expressar nuances das práticas sociais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
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Resposta:
1- B
2- A
3- B
4- A
5 - B
Explicação:
1- A utilização do jogo por alunos e professor deve ser intencional.
2- Permite ao professor elaborar situações-problema para que os alunos aperfeiçoem suas estratégias de jogo.
3- Por meio do jogo, os alunos investigam as propriedades matemáticas de determinado conceito.
4- Resgatar as brincadeiras que as crianças já conhecem, valorizando sua cultura lúdica e relacionando tais brincadeiras a conteúdos da sala de aula, pode desencadear processos de ensino e de aprendizagem.
5- A prática com jogos em sala de aula pode ser um resgate da cultura lúdica na qual os alunos estão inseridos, possibilitando o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar.
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