1)Se vislumbra no Brasil após 1945, a "efervescência" política da redemocratização. Nesse período a Organização das Nações Unidas chamou atenção dos governantes, para que buscassem maneiras práticas com vistas à integração dos povos. É correto afirmar que o objetivo principal dessa prática centrava-se em:
I) ( ) Integrar todos analfabetos ao sistema político partidário,
II) ( ) Promover a paz e a democracia,
III) ( ) Aumentar as bases eleitorais para a sustentação do governo central,
IV) ( ) Desestabilizar os imigrantes,
Na sequência indique a alternativa correta:
Alternativas:
a)
V, V, F, F.
b)
V, F, V, F.
c)
F, V, V, F.
d)
F, V, V, V.
e)
F, V, F, V.
2)
Assim como as demais áreas do conhecimento contribuem com a educação, a história apresenta o conhecimento construído também por meio de narrativas. Narrativas que procuram explicar práticas cotidianas e seu envolvimento com determinados fenômenos sociais, culturais, econômicos, políticos, entre outros. No que se refere à Educação de Jovens e Adultos é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
A EJA, historicamente conseguiu se reestruturar alcançando êxito na sua principal meta: erradicar o analfabetismo no Brasil.
b)
A alfabetização de adultos, atingiu melhor desenvolvimento nos grandes centros, assim alfabetizou toda população urbana.
c)
A EJA, ainda durante a colonização conseguiu erradicar o analfabetismo no país, posteriormente, descuidou-se do compromisso.
d)
A Educação de Jovens e Adultos, chegou ao final do século XIX carregando consigo muitas irregularidades e deficiências.
e)
A EJA apresenta dificuldade para erradicar o analfabetismo no país, porque o repertório vocabular se modifica constantemente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 letra C
2 letra D
Explicação:
A ONU não quis integrar todos os analfabetos ao sistema político partidário. E nem quis. Primeiro porque desde sempre em todo canto do mundo, nunca os governos queriam pobres no poder. E segundo porque eles seriam inábeis de governar,uma vez que não sabem sequer escrever.
É verdade
É verdade. A ONU sempre rechaçou conflitos nos países e instabilidade, principalmente política e social.
Não. Até hoje,a ONU tem a ACNUR que é um órgão que se propõe a ajudar os refugiados. E a ONU,criou os direitos humanos em 1947. E nela,ela defende as liberdades individuais. A desestabilização dos direitos humanos fere os direitos humanos.
Logo,na 1, F,V,V,F
2)O Brasil sempre foi um país muito grande e muito pobre. A educação foi vista como ferramenta de dominação e artigo de luxo na sociedade. Perceba que,até hoje,no ENEM, quem passa em faculdades públicas majoritariamente são pessoas que fizeram curso,são de classe média ou classe média alta,uma vez que tiveram acesso a colégios melhores.
Mesma coisa com analfabetismo. Temos hoje, 7% da população de 206 milhões de habitantes analfabetos.