1) Se, como nos fala o Texto, a maioria da população de Canudos era de afrodescendentes, incluindo ex-escravizados, porque será que a comunidade do Belo Monte foi tão atrativa para aqueles sujeitos, após a Abolição de 1988?
Soluções para a tarefa
Após a abolição da escravatura, os negros recém-libertos no Brasil não foram inseridos na sociedade de forma adequada, uma vez que não receberam nenhum apoio do governo para desenvolverem outras atividades para seu sustento.
Dessa forma, apesar da libertação da escravidão, os negros continuaram excluídos da sociedade e muitos começaram a residir em áreas periféricas da cidade e exercer trabalhos pouco remunerados.
Com a formação de Canudos e as promessas Antônio Conselheiro de melhorar a condição de vida daqueles povos do nordeste, muitos negros enxergaram uma oportunidade de ter um espaço na sociedade. Por essa razão, a maior parte da população de Canudos era composta por ex-escravos.
Espero ter ajudado, bons estudos!
A comunidade de Canudos se mostrou atrativa para os negros recém libertos da escravização visto que representava uma possibilidade de se estabelecerem com moradia, trabalho e com uma comunidade engajada.
Isso porquê, com a abolição, o governo lançava os ex-escravizados à deriva da sociedade, que permanecia profundamente racista. Sem trabalho e sem moradia, muitos tinham como única opção até então se sujeitar aos antigos senhores em busca de trabalho.
O Arraial de Canudos se formou como uma consequência da miséria que assolava a população daquela região da Bahia, aliada ao desemprego e ao esquecimento por parte do governo da república.
O movimento, de caráter messiânico, não reconhecia o governo republicano, sendo também monarquista.
A existência do Arraial de Canudos e a devoção a seu líder, Antônio Conselheiro, ameaçavam a autoridade da recém consolidada república. Deste modo, o governo opta por massacrar a população de canudos, que resistiria às pesadas investidas dos militares até outubro de 1897.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/309929