1 - Sabendo que a ética é histórica, o que se deve ao fato de estar solidificada em noções de valor, que mudam à medida que se descobrem novas verdades. (_) A filosofia grega preocupa-se com a reflexão sobre ética desde os primórdios. E a ética para esses povos apresenta três dimensões, sendo essas; justiça, teoria e sabedoria. (_) No direito romano a palavra ética refere-se a normas de conduta ou princípios que regem a sociedade ou um determinado grupo e em uma determinada época, ou seja, lei. (_) A ação ética sempre deve buscar o bem individual e consiste na recusa de todas. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
F-V-V
V-V-F
V-F-V
V-F-F
2 - Kant e alguns filósofos modernos usam a palavra “ética” com um sentido diferente ao da palavra moral. Isso por que? Assinale a alternativa correta.
A palavra ética vem do grego ethos que significa morada coletiva e vida coletiva. Daí o conceito ser usado para ações que promovam o bem comum ou a justiça no meio social. E essa palavra também estava no idioma romano. Logo, aqueles que usam ética e moral com diferentes sentidos estão errados.
Kant quis inovar na ciência sociológica, por isso apenas, inventou um conceito diferente para moral. Assim, essas palavras deixam de ser sinônimos.
Até o século XVIII, ética e moral são sinônimos perfeitos, só modificados semanticamente devido às diferentes línguas de origem das duas palavras. No entanto, alguns filósofos modernos passam a usar as duas palavras com sentido diferentes. Kant, por exemplo, define como moral o conjunto de princípios gerais (valores civilizatórios) e ética sua aplicação concreta. Portanto, ética é sempre um agir ético.
A palavra ética e moral ainda são considerados sinônimos por muitos autores, assim, Kant reformulou a sua teoria para não haver divergências conceituais.
3 - Marque a primeira coluna de acordo com a segunda: A) Sócrates B) Platão C) Aristóteles (_) Não houve, ao menos que se saiba, uma reflexão metódica sobre a ética e o "homem moral", por isso é que se diz que ele é o "pai da ética". (_) A sua ética está relacionada intimamente com sua filosofia política, porque, para ele, a polis (cidade-estado) é o terreno próprio para a vida moral. (_) Sua concepção ética privilegia as virtudes (justiça, coragem, fortaleza e sinceridade, a felicidade pessoal e o bem comum), tidas como propensas tanto a provocar um sentimento de realização pessoal àquele que age, quanto simultaneamente beneficiar a sociedade em que vive.
C-A-B
C-B-A
A-B-C
A-C-B
4 - Sabendo que, no século XVIII, Rousseau faz uma crítica ao pensamento de Aristóteles, segundo o qual o homem se diferenciaria dos animais por ser racional. Para Rousseau o que diferencia o ser humano dos animais?
A capacidade de decisão por si só: a liberdade e a capacidade de aperfeiçoar-se ao longo da História. Por ser livre e por não ter nada a dirigir suas ações é que o ser humano é moral. É seu espírito crítico que vai dotar o homem de valores morais, pois o ser humano sempre busca o bem e nasce intrinsecamente bom.
Ainda que diferente dos animais, o homem é lobo do homem, ou seja, predador da própria espécie. Assim a ética deve ser a lei de coerção. Isso a fim de impedir que a única lei seja a do olho por olho, dente por dente.
Aristóteles acreditava que para atingir a felicidade social, como os animais o homem deveria encontrar o equilíbrio natural, e esse equilíbrio está na ética. Enquanto Rousseau, diz que o homem sempre está em guerra eterna, e o equilíbrio é impossível para a humanidade, por isso, diferente de outras espécies, a humanidade vai provocar a sua própria extinção.
É o coração cristão dos homens, capaz de perdoar, amar, e agir eticamente afim de promover o bem comum.
5 - Ética dos fins ou ética dos bens é representada pela defesa de valores fundamentais denominados de bem comuns e suas manifestações mais importantes são: hedonismo, utilitarismo, eudemonismo e ética dos valores para os quais o fim último é respectivamente o prazer, o útil, a felicidade e os valores. Sobre essa ética marque a alternativa correta.
Se baseia na ético dos estados absolutistas, em que o rei vivia sob um código ético tão rígido que apesar de soberano esse fazia de tudo para o bem coletivo.
A humanidade é carregada de regras morais, fundamentada ora no cientificismo, ora no transcendente, mas ambos carentes de ética. Assim,
Morais deontológicas são as que afirmam que o critério supremo é a vontade do individuo. Enquanto Morais situacionais são as que se recusam a construir a moral sobre um princípio absoluto, seja ele o fim último ou o dever.
Se trata de uma ética maquiavélica, na qual o individuo, tal como, o príncipe, devem lutar para conseguir o que quer. Principalmente, quando se deseja poder.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - VVF
2 - Até o século XVIII, ética e moral são sinônimos perfeitos, só modificados semanticamente devido às diferentes línguas de origem das duas palavras. No entanto, alguns filósofos modernos passam a usar as duas palavras com sentido diferentes. Kant, por exemplo, define como moral o conjunto de princípios gerais (valores civilizatórios) e ética sua aplicação concreta. Portanto, ética é sempre um agir ético.
3- A B C
4 - A capacidade de decisão por si só: a liberdade e a capacidade de aperfeiçoar-se ao longo da História. Por ser livre e por não ter nada a dirigir suas ações é que o ser humano é moral. É seu espírito crítico que vai dotar o homem de valores morais, pois o ser humano sempre busca o bem e nasce intrinsecamente bom.
5 - A humanidade é carregada de regras morais, fundamentada ora no cientificismo, ora no transcendente, mas ambos carentes de ética. Assim,
6 - F V V F
7 - Somente a IV
8 - O primeiro filósofo que escreveu sobre ética foi Kant. Com esse título, Kant escreveu duas obras: ética a Nicômaco (seu filho) e ética a Eudemo (seu aluno).
9 - V F F V
10 - Enquanto que para os antigos a liberdade só se realizava no interior de cada ser humano, no cristianismo ela é realizada no campo político e é entendida como sinônimo de cidadania.
Explicação:
N\A
Resposta:
1_ V V F
Explicação: