1 Retornando ao texto 1 escreva porque é importante reconhecer a
dignidade do outro?
2 Relacione dignidade com respeito a diversidade.
3 De que forma é apresentada a intolerância religiosa?
4 Ser laico é ser contra as religiões?
5
Como podem ser superadas as intolerâncias e a discriminação
das religiões?
Soluções para a tarefa
1º) respeitar a dignidade humana é considerar o outro um igual e respeitar os seus direitos como um ser humano, isso leva a diminuição do preconceito e a diminuição de conflitos.
2º) A dignidade é o direito de ser igual e diferente ao mesmo tempo, igual como ser humano e diferente em ideias, se eu respeito a sua dignidade, eu respeito a sua diferença.
3º) A intolerância religiosa é a indiferença materializada, aqui não há respeito pela diferença de ideia religiosa, isso gera conflitos, como ocorre com os radicais islâmicos.
4º) Ser laico não é ser contra as religiões, é apenas ser neutro e respeitar as diferenças religiosas.
5º) A intolerância e a discriminação das religiões pode ser superada a partir do dialogo e da punição sobre quem desrespeitar as diferenças.
Espero ter ajudado!
1) O respeito ao próximo deve ser dado conforme as situações ao nosso redor se apresentam, ou seja, a interação dos indivíduos deve ser dada como uma base para a dignidade humana, e, a formação da identidade de cada cultura.
O respeito fortalece as relações interpessoais, indo na contramão dos conflitos.
Sobre o respeito a dignidade humana:
Assim, o respeito a dignidade humana considera a igualdade entre as pessoas, respeitando deveres, direitos e o valor a vida, como previsto nas declarações que dão respaldo aos direitos humanos na sociedade.
Mais sobre os direitos humanos:
https://brainly.com.br/tarefa/13386343
2) A dignidade e o respeito a pessoa humana se dão a busca por uma sociedade livre de preconceito, dão a partir de algumas características básicas, como por exemplo:
- O não julgamento de sociedades primitivas, como as da idade média.
- A diversidade cultural é basicamente o que define as diferenças entre as culturas.
Por fim, o estudo dos diferentes grupos sociais e da busca pela diversidade, se fundamentam a partir da concepção antropológica que anda na contramão do etnocentrismo, ou seja, ela visualiza as diferentes culturas sem julgamentos, ou discriminação por etnia, gênero ou organização social.
Mais sobre a diversidade:
https://brainly.com.br/tarefa/7088441
3) A intolerância religiosa está diretamente ligada ao fato de outros indivíduos não aceitarem aquela pessoa, ou seja, tem relação com a preterição, onde em diversos casos a pessoa é colocada de lado, muito como nas agressões escolares e pessoas obesas, ou observadas como diferentes.
A relação entre a intolerância religiosa e a discriminação
Podemos usar como complemento da intolerância religiosa a discriminação como um outro ponto, incluindo a segregação que pode ser econômica e na maioria das vezes tem haver com o racismo ou a xenofobia.
Mais sobre a comunidade religiosa:
https://brainly.com.br/tarefa/6796638
4) Não. O Estado Laico não é de forma alguma contra outras religiões. Na realidade, ele acredita na pluralidade de cada uma delas, e, organiza a sociedade sem uma base fundamentada nas religiões mas sim no Estado.
Quando política e religião passaram a ser vistos como assuntos diferentes:
Em um contexto histórico, no período que eclodiu na Revolução Francesa havia um descontentamento do terceiro estado, que era composto pela burguesia, pelos camponeses e pelos trabalhadores urbanos, em relação aos privilégios da nobreza e do clero, que estavam diretamente vinculados ao regime absolutista da época e a igreja.
Sobre a ética protestante:
https://brainly.com.br/tarefa/22327536
5) Para superar a intolerância e a discriminação das religiões é importante conscientizar a sociedade, e, mostrar que cada religião possui sua importância, já que elas fazem parte de diferentes culturas, que devem ser preservadas e cuidadas.
Podemos citar algumas religiões e suas culturas:
- A cultura indígena e sua religião/culto;
- A cultura Africana, com seus rituais.
- O budismo;
- As culturas aborígenes.
Por fim, a contribuição da pluralidade religiosa é enorme, pois carrega traços de outras culturas, assim como costumes, valores, e interpretações passadas ao longo das gerações, e, beneficiando milhares de pessoas.
Sobre as religiões e a UNESCO:
https://brainly.com.br/tarefa/30377831