Português, perguntado por emanuelvictorantunes, 9 meses atrás

1. Retome as hipóteses levantadas no boxe O que vem a seguir e responda:

a) A crise tratada no artigo é a mesma que você havia imaginado antes da leitura do texto? explique.
b) De que forma o posicionamento do articulista se relaciona com o título dado ao artigo de opinião?

2. No texto, além dos termos refugiados e migrantes, o articulista utiliza outras duas expressões para se referir a pessoas que estão nessas condições.

a) que expressões são essas?
b) qual das expressões indica explicitamente que a migração não é voluntária?
c) por que os refugiados se deslocam de forma não voluntária de seus países de origem?

3) A crise de refugiados foi considerada, por alguns, a maior crise humanitária desde a segunda guerra mundial, provocando alerta internacional.

a) Nos dois primeiros parágrafos do artigo de opinião, qual é o posicionamento do articulista sobre esse assunto?
b) Você concorda com o ponto de vista do articulista apresentado no início do texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
1237

a- Podemos dizer que a crise citada no artigos, nos mostra o que o próprio enunciado diz e o que foi imaginado antes da leitura. Podemos explicar esse fato, pois o artigo fala como o mundo tem visto os refugiados e demonstra uma resposta global pela posição tomada pela ONU.

 

b- O articulista mostra uma visão crítica em relação ao tema do artigo. Vemos isso pelos seus posicionamentos ao citar a postura xenofóbica dos países.

 

2- a- As expressões utilizadas para definir os imigrantes pelo autor é "pessoas em movimento" e "pessoas deslocadas".

 

b-  A expressão mostra que a migração não é voluntária é a "pessoas deslocadas" mostra que as pessoas saíram a força, foram mexidas de onde habitavam por alguma razão.

 

c- O motivo dos deslocamentos de refugiados em sua maioria, são por motivos de guerra, baixa expectativa de vida, ditaduras, entre outros.

 

3-a- O posicionamento tomado pelo articulista é de indignação. O mesmo vê que o assunto é sério, e não tem sido tratado com repeito pelas autoridades.

 

b- Sim, concordo com a posição do articulista. Pois os imigrantes são pessoas assim como nós, e tem direito a uma vida de qualidade e com condições propicias ao bom desenvolvimento.


nicvitoriabb7: Mesmo*
Respondido por raffasiilveira
62

Pergunta 1:

O título do texto deixa claro qual assunto será abordado, logo, mesmo antes de lê-lo, é possível imaginar o conteúdo da leitura que, no caso, é sobre como os refugiados estão sendo vistos no mundo e como está sendo a resposta global em relação a postura adotada pelas Nações Unidas.

O articulista apresenta uma visão muito crítica e entra em temas espinhosos e polêmicos, como a xenofobia praticada contra esses refugiados. Ele se posiciona firmemente e convictamente contra esse tipo de atitude e quem as toma.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/28697423

Pergunta 2:

Com expressões como "pessoas deslocadas" e "pessoas em movimento", onde a primeira deixa claro que essa movimentação não foi realizada voluntariamente, o articulista tenta pincelar os motivos que levam a esses movimentos migratórios: como a guerra, perseguição política em regimes ditatoriais, fome, baixa expectativa de vida e diversos outros motivos.

Há um didatismo que indica que, para as pessoas vítimas desses acontecimentos, a fuga da região é uma das únicas alternativas para a sobrevivência.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/6868447

Pergunta 3:

O texto demonstra uma postura bastante indignada do articulista a respeito dos refugiados. Muito disso é gerado, principalmente, pelas posturas adotadas por diversos governos, que não abordam o assunto com a humanidade devidamente requerida e tomam decisões que podem gerar reações revoltosas por parte da população.

Após a leitura do texto, cabe ao leitor concordar ou não com o autor, mas ele deixa sua posição claramente definida como crítica ao modo de condução da questão migratória dos refugiados.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/2431255

Anexos:
Perguntas interessantes