Sociologia, perguntado por franfrancielle525, 11 meses atrás

1 - Redija uma pequena conclusão sobre a seguinte frase: "O escambo, a escravidão e a catequese ainda funcionam em nossa sociedade."

2 - Com relação à vida dos escravos, escreva sobre as diferenças de concepção entre Florestan Fernandes e Gilberto Freyre. Leve em consideração a origem social de cada um, os objetos e o contexto das produções literárias de cada autor.

Soluções para a tarefa

Respondido por helidadenise
27

Resposta:

Explicação:

1- Quando os portugueses chegaram ao Brasil eles utilizaram o escambo e a catequese para "domar" os nativos. Dessa maneira, eles roubam a identidade nacional, e utiliza artifícios diferentes, mas com menor valor, para conseguir trabalho forçado e matérias muitas vezes mais valiosos que o objeto de troca. O escambo permanece na sociedade atual pelo fato da história permanecer. De forma resumida,  as marcas deixadas pelos colonos são utilizadas até hoje, escondidas dentro de ideologias, apropriação cultural, entre outros. Ocasionando com que novamente ocultem o valor real do que querem, em troca de algo de desvalorizado.

2- Florestan Fernandes foi uma figura clássica brasileira. Ele defende que a escravidão foi um marco impiedoso na sociedade brasileira, tendo consequências terríveis e gerando um Brasil de injustiças como é hoje em dia. Sua interpretação sociológica está embasada na pesquisa de três temas fundamentais: colonizadores, escravos e revolução burguesa.

Gilberto Freyre , que era filho do engenho, contesta os argumentos de Florestan alegando que a escravidão foi algo positivo, que ocorreu de forma passiva e harmoniosa. De forma que esse marco não pareça tão ruim quanto é apresentado.  

Perguntas interessantes