Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

1-Redija um pequeno texto estabelecendo relações entre o filosofar e o fazer artístico.

2- Liste suas percepções sobre os blocos divididos na imagem. A seguir, faça uma pesquisa sobre os significados encontrados na obra.

3- Com base na análise da tela Guernica, de Picasso, escreva um comentário, mostrando por que a Arte pode ser considerada um instrumento de denúncia e arquivo histórico.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
39
Olá, tudo bem? As duas primeiras questões são altamente pessoais, não existindo de fato o que poderia ser considerada como a única resposta correta. Para a primeira pergunta, poderia ser discutida a posição compartilhada entre arte e filosofia como vanguardistas, revolucionárias e, principalmente, questionadoras, que se enriquecem ainda mais quando posicionadas como debatedoras.  Também poderia ser pensado o papel da filosofia como analista da arte enquanto representação da sociedade. 

Na segunda questão, vários fatores podem ser ressaltados, discutidos e complementados mais tarde com a pesquisa pedida, como por exemplo o significado da técnica cubista de colagem por parte do pintor Pablo Picasso, a intenção do uso de formas geométricas na pintura, a ideia representada pelo lampião localizado no alto da imagem, o motivo da escolha das cores, o porquê do desenho de certos animais estar presentes, entre outros.

Já a terceira questão é mais direta, sendo facilmente compreendida quando se sabe mais sobre a história da pintura. Uma pequena cidade espanhola localizada ao norte do país, Guernica foi bombardeada por forças nazistas aliadas do general Franco em 26 de abril de 1937, em meio à Guerra Civil Espanhola. Simpatizante do lado dos republicanos, Picasso ficou horrorizado com as cenas ocorridas em meio ao ataque em Guernica e resolveu retratar a cidade neste exato momento. Sabendo de tudo isso e tendo analisado na segunda questão algumas características da pintura, pode ser concluído que o pintor não somente procurava denunciar as atrocidades comuns em meio à conflitos militares, mas também se posicionar politicamente contra os responsáveis da tragédia.
Perguntas interessantes