1) Quem foi Tereza de Banguela?
2) Como era a organização no quilombo do Quariterê?
3) Como era a estrutura politica, econômica e administrativa do quilombo?
4) O que comemora no dia 25 de julho de 2014 no Brasil? E qual lei foi instituída essa data comemorativa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Tereza de Benguela: a mulher escravizada que virou rainha
Ela foi considerada rainha por ter liderado o quilombo (local de refúgio de escravos africanos) Quariterê, próximo a Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia.
2. Fugidos da exploração branca, os habitantes do quilombo conviviam comunitariamente em uma fusão de elementos culturais de origem indígena e africana. Os homens caçavam, lenhavam, cuidavam dos animais e conseguiam mel na mata; as mulheres preparavam os alimentos e fabricavam panelas com barro, artesanato e roupas.
3. O Quilombo do Quariterê possuía organização político-administrativa, com parlamento, Conselhos (Ministérios) e uma Rainha, Tereza de Benguela - a Rainha Negra do Pantanal. Sob sua liderança, o quilombo resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770.
4. A comemoração foi instituída pelo Decreto de Lei nº 4.338, de 1º de Maio de 1964 ¹ . O dia 25 de julho foi escolhido em homenagem a morte do deputado federal Fernando Ferrari, que lutou pelos diretos dos trabalhadores e questões sociais²
Resposta:
1) Tereza de Benguela ou Rainha Tereza como costumava ser chamada, viveu no século XVIII e foi uma mulher negra e líder quilombola do Quilombo do Piolho, também conhecido como Quilombo do Quariterê que se localizava entre o rio Guaporé e a atual cidade de Cuiabá no Estado do Mato Grosso. O quilombo chefiado por Rainha Tereza de 1750 a 1770 foi o maior do Estado, abrigando mais de 100 pessoas negras e indígenas
2)Fugidos da exploração branca, os habitantes do quilombo conviviam comunitariamente em uma fusão de elementos culturais de origem indígena e africana. Os homens caçavam, lenhavam, cuidavam dos animais e conseguiam mel na mata; as mulheres preparavam os alimentos e fabricavam panelas com barro, artesanato e roupas.
3)Sob sua liderança, o quilombo resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770. O Quilombo do Quariterê possuía organização político-administrativa, com parlamento, Conselhos (Ministérios) e uma Rainha, Tereza de Benguela - a Rainha Negra do Pantanal.
4)A comemoração foi instituída pelo Decreto de Lei nº 4.338, de 1º de Maio de 1964 ¹ . O dia 25 de julho foi escolhido em homenagem a morte do deputado federal Fernando Ferrari, que lutou pelos diretos dos trabalhadores e questões sociais² .
Explicação:
ESPERO ter ajudado :D