1- Quem era os saduceus?
2- Quem era os escribas?
3- Quem era os fariseus?
4- Quem era os zelotes?
5- Quem era os samaritanos?
6- Quem era o sumo sacerdote?
7- Quem era os sacerdotes?
8- Quem era os levitas?
9- Quem foi Pôncio Pilates?
( ) Foi prefeito da provincia romana de Judeia do ano 26 d. até no ano 36, ou começo do ano 370.C
Devia estar à frente do sistema judicial (conforme consta no processo de Jesus) e recolhia os impostos para prover as necessidades da provincia e de Roma. Ele condenou a morte de Jesus
( )Era aqueles que ofereciam sacrificios de animais do Templo de Jerusalém e davam benção sobre o povo.Eram casados, e seus filhos se tornavam sacerdotes também. Não se tratava de escolha ou vocação; como hoje, tratava-se de identidade tribal Zacarias, por exemplo, o pai de João Batista, era sacerdote.
( )Eram grupos armados que pretendiam expulsar os romanos. Eles cometiam atentados terroristas
contra os representantes do Império Romano. Por isso, eram cruelmente perseguidos pelo poder romano.
( ) Eram integrantes de um partido formado por grandes proprietários de terras e membros da elite
sacerdotal. Representavam o poder, a nobreza e a riqueza. Eles não acreditavam na ressurreição dos mortos.
( ) Eram pessoas que se separavam do resto da comunidade judaica pelo cumprimento detalhista de
todas as regras da lei. Eram muito fiéis ao que estava escrito na Lei, especialmente no livro do Levitico
Fariseu quer dizer separado. Eles se separavam dos outros porque queriam ser mais puros segundo a lei.
( )Eram homens de grande estudo, consultados em assuntos polêmicos, que influenciavam nas
decisões do sinédrio. Eram chamados também de doutores da Lei e atuavam nas sinagogas e escolas.Eles sabiam explicar a Lei judaica
( ) Eram pessoas que viviam na Samaria (região central de Israel). Eram discriminados porque se
casavam com pessoas estrangeiras, tinham uma prática religiosa diferente da dos judeus daquele
tempo.
( ) Era quem coordenava o culto os sacrifícios no Templo de Jerusalém. Era o chefe de todos os
sacerdotes. Tinha o máximo poder religioso entre os judeus. De acordo com a tradição biblica,apenas
descendentes de Arão, irmão de Moisés, poderiam ser elevados ao cargo, ainda que posteriormente
essa norma tinha sido abolida por eventos políticos. No templo de Jesus, o sumo sacerdote era Caifás genro de Anás, que já havia sido sumo sacerdote alguns anos antes. Tanto Caifás quanto Anas
esforçaram-se para que Jesus fosse morto.
( ) Levita significa “descente de Levi", que foi um dos 12 filhos de Jacó. Geralmente, era tido co
ajudante dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do Templo. Havia, entre eles, porteiros, guardas
padeiros e também cantores e tocadores de instrumentos
Soluções para a tarefa
Resposta:
( 9 ) Foi prefeito da província romana de Judeia do ano 26 d. até no ano 36, ou começo do ano 370.C , devia estar à frente do sistema judicial (conforme consta no processo de Jesus) e recolhia os impostos para prover as necessidades da província e de Roma. Ele condenou a morte de Jesus.
( 7 ) Era aqueles que ofereciam sacrifícios de animais do Templo de Jerusalém e davam benção sobre o povo. Eram casados, e seus filhos se tornavam sacerdotes também. Não se tratava de escolha ou vocação; como hoje, tratava-se de identidade tribal Zacarias, por exemplo, o pai de João Batista, era sacerdote.
( 4 ) Eram grupos armados que pretendiam expulsar os romanos. Eles cometiam atentados terroristas contra os representantes do Império Romano. Por isso, eram cruelmente perseguidos pelo poder romano.
( 1 ) Eram integrantes de um partido formado por grandes proprietários de terras e membros da elite sacerdotal. Representavam o poder, a nobreza e a riqueza. Eles não acreditavam na ressurreição dos mortos.
( 3 ) Eram pessoas que se separavam do resto da comunidade judaica pelo cumprimento detalhista de todas as regras da lei. Eram muito fiéis ao que estava escrito na Lei, especialmente no livro do Levítico . Fariseu quer dizer separado. Eles se separavam dos outros porque queriam ser mais puros segundo a lei.
( 2 ) Eram homens de grande estudo, consultados em assuntos polêmicos, que influenciavam nas decisões do sinédrio. Eram chamados também de doutores da Lei e atuavam nas sinagogas e escolas. Eles sabiam explicar a Lei judaica.
( 5 ) Eram pessoas que viviam na Samaria (região central de Israel). Eram discriminados porque se casavam com pessoas estrangeiras, tinham uma prática religiosa diferente da dos judeus daquele tempo.
( 6 ) Era quem coordenava o culto os sacrifícios no Templo de Jerusalém. Era o chefe de todos os sacerdotes. Tinha o máximo poder religioso entre os judeus. De acordo com a tradição bíblica, apenas descendentes de Arão, irmão de Moisés, poderiam ser elevados ao cargo, ainda que posteriormente essa norma tinha sido abolida por eventos políticos. No templo de Jesus, o sumo sacerdote era Caifás genro de Anás, que já havia sido sumo sacerdote alguns anos antes. Tanto Caifás quanto Anás esforçaram-se para que Jesus fosse morto.
( 8 ) Levita significa “descente de Levi", que foi um dos 12 filhos de Jacó. Geralmente, era tido como ajudante dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do Templo. Havia, entre eles, porteiros, guardas padeiros e também cantores e tocadores de instrumentos.