Química, perguntado por laisbenjamim32611, 10 meses atrás

1 – Que tipo de onda os morcegos utilizam para se localizar? E o radar meteorológico, qual tipo de onda utiliza? Como você conseguiu deduzir isso? Copie trecho do texto que corrobora sua conclusão. * 2 – O texto afirma que o radar faz um grande número de medições de um mesmo local. Deduza se esse processo (enviar um pulso de micro-ondas e recebê-lo de volta) seria demorado. Por demorado entenda algo que leve mais de 1 minuto para ocorrer. * 3 – Os mapas de chuva são gerados continuamente, separados por um intervalo de tempo de meia hora aproximadamente. Que tipo de informação esse protocolo permite obter? *

Soluções para a tarefa

Respondido por Rubia123lobato
44

Resposta:

A ecolocalização.

Os radares meteorológicos enviam impulsos direcionais de radiação de micro-ondas.

O comprimento da onda de um som ou onda de rádio depende tanto de sua frequência como de sua velocidade.

Se um som tiver uma frequência de 3 400 Hz, por exemplo e se propagar com uma velocidade de 340 metros por segundo, isso significa que em 1 segundo terão sido produzidas 3 400 "ondas" ou ciclos completos e que terão percorrido uma distância de 340 metros.

É fácil perceber então que, se distribuirmos estas 3 400 "ondas" em 340 metros, cada uma ocupara um espaço de 10 cm.

Dizemos então que o comprimento de onda correspondente a um som de 3 400 Hz é de 10 cm.

Basta dividir a velocidade de propagação de uma onda pela sua frequência para que tenhamos o comprimento de onda.

O radar pode ser usado para localizar precipitação, calcular seu deslocamento, estimar seu tipo (chuva, neve, granizo etc.) e intensidade. Modernos radares meteorológicos são principalmente radares pulso-Doppler com polarização simples ou duplas, capazes de detectar o movimento radial de um conjunto de hidrometeoros (principalmente, gotas de chuva, cristais de gelo e granizo) e ainda estimar a intensidade da precipitação associada à queda dos hidrometeoros. As variáveis obtidas podem ser analisadas para determinar a estrutura interna das nuvens de chuva (por exemplo, tempestades), e as correntes de vento ascendentes, descendentes, convergentes e rotacionais associadas. Desta análise pode-se determinar seu potencial para causar tempo severo.

Ficou grande, espero ter ajudado de qualquer forma.


Mikaellysilva23: obgd ✌
Perguntas interessantes