1. Que relação pode ser estabelecida entre a Guerra Fria e o surgimento de ditaduras
civis-militares na América Latina a partir da segunda metade do século XX?
Soluções para a tarefa
Resposta:As ditaduras na América Latina se estabeleceram no período em que a ordem internacional sofria pelos enfrentamentos da Guerra Fria. Na época, os Estados Unidos desenvolveram uma série de mecanismos de combate ao expansionismo comunista. Já nos anos 1950, fora estabelecida pelas autoridades do país a Doutrina de Segurança Nacional, cujas diretrizes procuravam combater o “perigo vermelho” dentro e fora do território norte-americano.
Explicação:
A Ditadura Militar se relaciona com a Guerra Fria como um de seus eventos mais comuns, sendo o Golpe justificado pela "defesa" do Brasil contra a "ameaça comunista".
Na época o mundo estava profundamente ideologicamente dividido. De um lado estavam aqueles que apoiavam o modelo econômico estadunidense, o capitalismo, e de outro os apoiadores do modelo soviético, o socialismo. No meio dos dois havia uma série de movimentos e inclinações políticas diferentes, que iam mais para um lado ou para o outro.
Os Estados Unidos, que temiam que a Revolução Cubana se espalhasse para a América do Sul - além das elites locais, que temiam perder o seu poder - se unem e estabelecem regimes militares anticomunistas em todo o continente, sendo os vinte anos de ditadura no Brasil, com os milhares de torturados ,desaparecidos e mortos, nada mais que a adesão ao sistema estadunidense no auge do conflito.
Mais sobre a Ditadura Militar em:
brainly.com.br/tarefa/2949983