1.Que modificações fisicas ocorrem nas crianças entre os 3 e 6 anos.
2.Descreva resumidamente quais as necessidades nutricionais da criança entre 3 e 6 anos.
3. Que padrões e problemas de sono tendem a se desenvolver durante a segunda infância.
4. Descreva 5 modificações cognitivas na segunda infância.
5. Explique o desenvolvimento psicossocial da criança: como ela se relaciona na faixa etária de 3 a 6 anos.
6.
Como a criança desenvolve o auto conceito durante a segunda infância?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
Entre as crianças de 3 a 6 anos há progresso na questão muscular e óssea. Na primeira infância, como é conhecida essa etapa, elas ficam mais fortes e têm mais controle sobre suas atividades motoras.
Crescem e se formam até deixar de ser os pesadinhos da casa para parecer cada vez mais com as crianças maiores.
2)fez-se a adaptação da Pirâmide Alimentar. A pirâmide foi baseada em dieta padrão (1300kcal) com seis refeições, calculada de acordo com as recomendações para a idade.
Foi avaliada a distribuição percentual dos macronutrientes em relação ao valor energético total, obtendo-se 15% para proteínas, 59% para carboidratos e 26% para lipídios. Foram calculados ainda os valores para ferro total e ferro biodisponível. Os alimentos estão organizados em oito grupos: arroz, pão, massa, batata, mandioca (5 porções), verduras e legumes (3 porções), frutas (3 porções), carnes e ovos (2 porções), leite, queijo e iogurte (3 porções), feijões (1 porção), óleos e gorduras (1 porção) e açúcares e doces (1 porção)
3) • Os padrões de sono mudam durante a segunda infância, como
ocorre durante toda a nossa vida, e são afetados pelas expectativas culturais.
• É normal que as crianças em idade pré-escolar desenvolvam
rituais que adiem a hora de ir dormir e dependam de objetos transicionais. Embates prolongados na hora de dormir ou terrores ou pesadelos noturnos persistentes podem indicar perturbações emocionais que necessitam de atenção.
• A enurese é comum e geralmente superada sem auxílio especial.
4) capacidade de classificação, seriação, reconhecimento dos princípios de contagem e imaturidade no entendimento do princípio de conservação, reversibilidade e de foco nas transformações
5) Segundo Erikson citado por Rocha (2002), a terceira crise do desenvolvimento psicossocial ocorre entre 3 e os 6 anos. As crianças aprendem a desenvolver as suas próprias actividades, têm prazer quando são bem sucedidas e tornam-se determinadas.
Se não lhes é permitido desenvolver as suas próprias iniciativas, podem desenvolver sentimentos de culpa por querer ser independentes.
Monteiro (2005) cita também Santrok que diz:
À medida que as crianças em idade pré-escolar enfrentam um mundo social cada vez mais alargada, aumentam os desafios e necessitam de desenvolver comportamentos mais significativos para responder a esses desafios.
6) Auto conceito e a imagem que temos de nós mesmo trata-se de uma construção cognitiva e autoconceito torna-se mais abrangente quando a criança começa a identificar um conjunto de características para descrever a si mesmo, baseando-se principalmente em características externas. Compreender as emoções ajuda as crianças a controlar sua emoções, na medida que ocorre uma progressão no autoconceito a criança compreende melhor suas emoções. Elas falam de seus sentimentos com frequência podem discernir os sentimentos dos outros e compreendem que a emoções estão ligadas com experiências e desejos.
Explicação: