História, perguntado por zeucivangarcia, 1 ano atrás

(1) Que funçoes tinham os vassalo e o suserano na sociedade feudal?
(2) como as invasões Barbaras fortaleceu o clero?
(3) qual a função da nobreza feudal?
(4) que funçoēs tinham os trabalhadores que eram servos da glebe e dos vilões?
(5) por que a sociedade feudal era chamada de estamento?
(6) explique como era dividido o senhorio ou o feudo?
(7) em que resultou o aumento da produção e o surgimento de novas tecnologias?
(8) explique o que era a corvéia e a talha?
(9) em que consistia o pagamento da banalidade e da não-morte?
(10) que evento levou o papa Urbano II a estimular as cruzadas?
(11) o que o papa prometeu a que participasse das cruzadas?
(12) explique o que foram as cruzadas ?
(13) o que desejavam o clero e a nobreza com as cruzadas?
(14) o que motivou os mercadores e as pessoas comuns a apoiarem as cruzadas?
(15) explique como foi a primeira cruzada?
(16) explique como ocorreu a quarta cruzada?
(17) quais as consequências das cruzadas?

Por favor responder todas as questões ate amanhã 12H por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por ns9195001
1

Resposta:

Desculpe, algumas eu não consegui obter a resposta

1) No sistema feudal, o rei concedia terras a grandes senhores. Estes, por sua vez, davam terras a outros senhores menos poderosos, chamados cavaleiros, que, em troca lutavam a seu favor. Quem concedia a terra era um suserano, e quem a recebia era um vassalo.

3) A nobreza (também chamados de senhores feudais) tinha como principal função a de guerrear, além de exercer considerável poder político sobre as demais classes. O Rei lhes cedia terras e estes lhe juravam ajuda militar (relações de suserania e vassalagem).

4)Servos da gleba: pagavam impostos para igreja e para os senhores feudais, estavam presos as terras e graças aos impostos, sofriam intensa exploração dos senhores feudais.

Servos dos vilões: eram camponeses livres que cultivavam pequenos lotes de terra de sua propriedade.

5)Por ser dividida em estamentos, ou seja: classes sociais fixas de difícil ou nenhuma mobilidade social(nobreza, clero, camponeses).

6)Era dividido em três partes básicas: o feudo senhorial, onde ficava o castelo com terras de uso exclusivo do Senhor; os feudos servis, compostos por vários lotes, chamados tenências, entregues aos servos; e os feudos comunais, compostos por bosques e pastos usados tanto pelo senhor tanto pelos servos.

7) – aumento das disputas por terras entre os nobres, motivados tanto pelo crescimento demográfico, quanto pelas novas possibilidades agrícolas;

_novas técnicas agrícolas aumentaram a produtividade das terras. Exemplos: o uso do cavalo como animal de tração, a produção e o consumo de leguminosas (que melhorou a qualidade de vida), a rotação trienal do plantio, nova tecnologia para drenagem de pântanos e lagos, e outros; _crescimento demográfico e produção de um excedente agrícola que poderia ser comercializado;

– desenvolvimento de um pequeno comércio entre os feudos, o que fez com que se sentisse a necessidade do uso de moedas e da padronização de pesos e medidas.

8)Corveia ⇒ era o exercício de trabalho no manso senhorial, de duas a quatro dias por semana. Talha ⇒ era o imposto sobre a produção agrícola, isto é, parte do produzido iria para o senhor feudal.

9)Banalidade ⇒ era o pagamento pelo uso dos utensílios e inventário do senhor feudal, como enxadas, pás, etc.

mão morta: imposto que o filho herdeiro do servo falecido, tinha que pagar ao senhor para permanecer na terra e passar as responsabilidades de seu pai para si, quanto à terra.

10) No Concílio de Clermont-Ferrand (1095) Urbano II convocou os cristãos a uma guerra contra os muçulmanos, a fim de reconquistar Jerusalém, iniciaram assim as cruzadas.

12) Elas foram expedições militares organizadas entre 1095 e 1291 pelas potências cristãs europeias, com o objetivo declarado de combater o domínio islâmico na chamada Terra Santa, reconquistando Jerusalém e outros lugares por onde Jesus teria passado em vida.

14) a Igreja contou com o apoio dos nobres sem-terra e das populações marginalizadas do mundo feudal. Uma parte expressiva dos exércitos cruzados era formada por cavaleiros e ex-servos que buscavam dominar as terras dos povos orientais. Imbuídos da crença que cumpriam uma determinação divina, homens, mulheres, crianças e idosos se dispunham a compor parte desses exércitos religiosos. Com o passar do tempo, os comerciantes também tiveram grande interesse na formação dos exércitos cruzados. Diversos mercadores de cidades italianas, como Gênova e Veneza, financiaram as Cruzadas com o objetivo de controlar as rotas comerciais terrestres e marítimas que davam acesso às especiarias orientais. 

15) O papa atendeu a uma solicitação enviada por Aleixo I, imperador Bizantino, que precisava de apoio militar para combater os turcos sejúlcidas na Península da Anatólia. Teve a duração de quatro anos (1096 a 1099).

16) O objetivo inicial dos cruzados da Quarta Cruzada era a conquista da Terra Santa (Jerusalém), que estava dominada pelos muçulmanos. Porém, o objetivo inicial foi deixado de lado e os cruzados tomaram e saquearam a cidade de Constantinopla (capital do Império Bizantino), em 1204.

17)Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu. Isso possibilitou a intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente, interrompida em grande parte pela expansão muçulmana.


zeucivangarcia: Ajudou BASF
zeucivangarcia: Ajudou *bastante*
ns9195001: q bom, fico feliz!
Perguntas interessantes