1. que é mercantilismo? Quais as principais praticas mercantilistas?
2. Cite e explique os principais tipos de mercantilismo.
3. Por que se pode afirmar que o mercantilismo aumentou a concorrência e as hostilidades entre os países?
4.Por que se pode afirmar que o mercantilismo não beneficiou nem a população das metrópoles nem a das colônias?
5.Em relação ao Brasil, quais as conseqüências do mercantilismo?
rápido pfv
Soluções para a tarefa
Resposta:
mercantilismo é quando. país controla a economia
Resposta:
1) Metalismo: Também chamado de bulionismo, acreditava que um país era rico na medida em que tivesse muito ouro e prata acumulados. Protecionismo: Através de uma balança comercial positiva, ou seja, exportação superior à importação, era possível acumular mais metais.
2) Havia vários tipos de mercantilismo onde podemos destacar os principais: Metalismo - também chamado de bulionismo, que quantificava a riqueza de acordo com a quantidade de metais preciosos possuídos. ... Mercantilismo Comercial e Marítimo – baseava-se na teoria de comprar barato e vender caro.
3) Pois todos procuravam o lucro para si
4) Podemos dizer que o mercantilismo não beneficiou a população das metrópoles e nem a das colônias pois, para funcionar, dependia de um sistema estatal de concessão de monopólios, de modo que favorecia muito os detentores destes monopólios (pessoas ligadas ao Estado) em detrimento dos pequenos e médios comerciantes.
5) Apesar do mercantilismo ter sido de forma monopolizada pelas granes potências mundiais, sujeitando ás colonias à exploração econômica, como foi o Brasil para Portugal, ele foi o passo fundamental para o que hoje chamamos de globalização, sendo esta de forma mais conjunta, em grandes blocos econômicos, verdadeiras instituições organizadas, guardando as proporções da tecnologia hoje existente.