1. que crenças temos de abandonar se o determinismo radical for verdadeiro ?
2.o determinismo radical implica a ausência de responsabilidade. porque ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O determinismo radical considera que tudo está determinado logo não temos poder de escolha (livre-arbítrio).Sendo assim, não podemos considerar que temos liberdade, pois não temos poder de escolha. Se então, fazemos algo de mau, não devemos ser responsabilizados por isso, pq como os deterministas radicais acreditam, tudo está determinado, logo qualquer coisa que façamos não deve recair sobre nós, ou seja, não podemos ser culpados pelo que fazemos.
Então, aqui podemos evidenciar a ausência de responsabilidade pois, responsabilidade é termos noção ou consciência dos nossos atos, do que fazemos, e sermos capazes de corrigir o que tivermos feito mal. Porém, o determinismo radical acredita que tudo já está determinado a acontecer, ou seja, por mais que façamos o que façamos, na realidade não temos culpa pois não fizemos por livre e espontânea vontade, pois já estava determinado o facto de fazermos aquilo que fizemos. Não podendo sermos capazes de mudar isso. Por exemplo, vc rouba alguem, mas vc diz que foi p proteger teu filho q tava doente, logo, segundo os deterministas, vc não deve ser culpado por nada, pois vc foi quase que obrigado a fazer isso, já estava determinado que isso acontecesse logo vc não deve ser julgado. Assim sendo, vc não iria para a cadeia.
O que na minha opinião é apenas treta, e assim podemos evidenciar uma autêntica falta de responsabilidade por parte das pessoas que acreditam no determinismo radical. Pois irão meio que, sempre "culpar" o facto de que tudo já estava determinado, que vc não poderia fazer nada, porque não iria mudar nada, ou seja, não iria mudar o que já estava determinado q acontecesse a vc. ;)