1) Que características tinha o Reino da Prússia, que mais tarde se tornaria a Alemanha antes do processo de Unificação?
2) Explique em que se consistia a prática do Zollverein, na Alemanha.
3) No contexto econômico, quais eram as três correntes de pensamento vigentes no Reino da Prússia, antes da unificação? 4) Quem foi Bismarck no processo de Unificação Alemã?
Soluções para a tarefa
O reino da Prússia era caracterizado por uma monarquia com fortes ligações ao militarismo e aristocracia, a prática do Zollverein consistiu num acordo econômico entre as nações que formavam o império prussiano, nesse período haviam as correntes de pensamento conservadora, liberal e industrial nesse sentido surge a figura do primeiro ministro Otto von Bismark nomeado pelo imperador Guilherme I.
O reino da Prússia historicamente era formado por pequenos estados com fortes ligações políticas, sociais e econômicas desde o período do sacro império romano germânico. Nesse sentido observa-se o estabelecimento do Zollverein, uma união aduaneira entre os estados que formavam o império da Prússia, visando a eliminação de taxas alfandegárias favorecendo a comercialização dos produtos germânicos em detrimento dos produtos austríacos.
Antes da unificação do reino da Prússia haviam três correntes de pensamento conservadora, liberal e industrial. Em 1862, o imperador Guilherme I nomeia como primeiro ministro Otto von Bismark, político com grande responsabilidade no processo de unificação e formação do estado alemão e articulado do processo de colonização dos continentes africano e asiático.