1. Que argumentos o autor utiliza no 4o e no 60 parágrafos para sustentar sua tese?
2. O que os argumentos dos 40 e 60 parágrafos têm em comum?
3. Como conclusão, espera-se que o autor apresente uma solução ou reforço da tese, a fim de encerrar a discussão de maneira mais coesiva, o que permite ao texto uma sequência textual progressiva. Qual opção faz o autor para fechar seu raciocínio? Justifique sua afirmativa.
Soluções para a tarefa
1. No quarto parágrafo a redação menciona o pensador Zygmund Bauman para argumentar que a liberdade da Internet é ilusória. O autor do texto sustenta que a manipulação dos dados de busca é semelhante à que fazia o Ministério da Verdade na sociedade totalitária do livro 1984.
No sexto parágrafo o autor da redação volta a chamar a atenção para os algoritmos automatizados que acabam, segundo ele, impedindo que se encontre informação "fora da bolha".
2. O quarto e o sexto parágrafos da redação fazem um paralelismo entre as chamadas bolhas de filtro da Internet e a manipulação de informações feita no Ministério da Verdade no livro 1984, de George Orwell.
3. A redação adota uma progressão até o último parágrafo, que chega a concluir os argumentos até ali conduzidos de forma progressiva.
O autor da redação optou pelo chamado fechamento com "chave de ouro", ou seja, encerrando com uma frase de efeito. No caso, novamente uma alusão a 1984.
A argumentação e a informação
A redação que tirou a nota máxima no Enem é uma dissertação, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Possui, também, alguns diferenciais, entre os quais algumas citações a autores e também um fechamento criativo.
Continue aprendendo sobre redações para o Enem aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/7221329
#SPJ1