Filosofia, perguntado por fernandoaugustodeoli, 2 meses atrás

1-Que alegoria de Platão ficou famosa por ilustrar melhor a dicotomia entre aparência e realidade?

2- Pesquise o texto original e escreva com suas palavras a narrativa da alegoria referida na questão 1. 3-Como Platão define a aparência e a realidade na alegoria referida na questão 1 e 27

4- Que relação há entre a diferença entre o homem comum e o filósofo e a dicotomia entre aparência e realidade?

5- Como a alegoria referida nas questões 1, 2 e 3 se relaciona com a teoria platónica das formas? 6- Como Platão entendía que a sociedade deveria ser dividida para funcionar bem?

7- A sociedade ideal platônica é uma reação à Democracia? Que críticas Platão faz à Democracia?

8- Que defeitos há no modelo de sociedade platônica referido na questão 6?

9-Qual a opinião geral na cidade de Atenas a respeito de Sócrates, conforme referido no texto? 10- Conforme o texto, por que motivo não podemos considerar a cidade de Atenas uma democracia completa e plena?

11- Sob quais acusações Sócrates foi condenado? 12- Conforme o texto, por que motivo Sócrates preferiu morrer a se defender das acusações referidas na questão 11?​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
0

1. A alegoria de Platão que ilustra a dicotomia aparência x realidade é a Alegoria da Caverna.

2. A Alegoria da Caverna ou Metáfora da caverna é um texto, descrito no livro VII da obra República, de Platão. Dentro da caverna, homens acorrentados podem ver somente as imagens refletidas na parede, como sombras. Quando um prisioneiro consegue escapar, ele fica assustado com tanta luz que existe fora da caverna e percebe que aquilo que via eram somente sombras. Quando volta e conta para os prisioneiros, não acreditam nele.

3. A Alegoria da Caverna demonstra a teoria das ideias de Platão. A caverna representa o mundo sensível: as sombras, a prisão, o ofuscado, a escuridão, e toda esta matéria, simboliza a ignorância. O exterior, fora da caverna representa o mundo inteligível: a luz, o fogo, a claridade, o sol, o bem, e todas as Ideias, como as almas e o espírito, simboliza a sabedoria.

4. Homens comuns vivem dentro da caverna: se submetem às aparências advindas do senso comum e do  pouco critério e reflexão sobre os acontecimentos. O filósofo entretanto, vive fora da caverna, faz uso da razão e portanto, do questionamento e da reflexão para chegar ao conhecimento verdadeiro.

5. A teoria das Ideias ou Formas de Platão fala que podemos perceber a realidade duas maneiras:

  • a sensível: percebido pelos sentidos físicos,  onde residem as ideias aparentes, parciais e imperfeitas.
  • a inteligível, percebida pela razão, pela alma através da reminiscência, aonde se encontram as ideias perfeitas e eternas, o conhecimento verdadeiro.

6. Para Platão a sociedade deveria ser dividida pelo tipo de alma, isto é,  das aptidões naturais de cada indivíduo:

  • as Almas de Bronze: os artesãos e camponeses e trabalhadores braçais
  • as Almas de Prata: os soldados e guerreiros
  • as Almas de Ouro: os filósofos que deveriam ser os governantes

7. Platão não acreditava na Democracia, o governo de todos, pois para o filósofo, a maioria dos homens tinha pouca educação, estavam sujeitos às opiniões e paixões, sendo portanto, imoral e corrupta.

8. A sociedade platônica é excludente e não permite mobilidade social.

9. Sócrates desenvolveu um método de questionamento dialético em busca de verdades absolutas, refutando o relativismo dos sofistas.

10. Porque a democracia em Atenas era limitada aos homens, maiores de 18 anos e filhos de pais atenienses.

11. Sócrates foi condenado por desacreditar dos deuses e corromper a juventude com suas ideias.

12. Sócrates depois de argumentar e provar sua inocência, preferiu aceitar a condenação que suplicar por sua vida depois de tão injusta condenação.

Filósofos da Antiguidade: Sócrates e Platão

Sócrates (470 - 399 a.C.) foi um filósofo grego que revolucionou a forma de pensar. Seu método de argumentação dialética, a maiêutica é até hoje utilizado na educação. O filósofo se esforço em conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma.

Platão (428 -347 a.C.), foi um filósofo grego, discípulo de Sócrates e fundador da Academia. Foi mestre de Aristóteles. Com ampla capacidade intelectual, tratou de diferentes temas, entre eles ética, política, metafísica e teoria do conhecimento.

Aprenda mais sobre Sócrates e Platão em: brainly.com.br/tarefa/32641806

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes