Português, perguntado por suzanaclaudia, 1 ano atrás

1) Quando se fala ou se escreve, há sempre um interlocutor, ou seja, alguém para quem se diz algo. Pode ser uma pessoa, pode ser um grupo de pessoas, numa sala de reunião, num auditório, numa cantina, no café, diretamente ou por meios eletrônicos ou digitais, como o computador, a videoconferência ou o Skype. É característica da linguagem possuir um caráter de interlocução. Sabemos também, por seu caráter social, que a comunicação começa com o emissor codificando uma mensagem e termina com o receptor decodificando a mensagem. Entre esses dois pontos a mensagem passa pelos filtros tanto do emissor como do receptor, ainda com interferência de ruídos externos. É necessário, portanto, dentro da organização, que se comunique de forma clara, apesar da complexidade do assunto, tema ou da comunicação específica. Na corporação, é necessário que seja facilitada a tarefa tanto pelo emissor quanto pelo receptor na mensagem desejada, a fim de se evitar barreiras comunicacionais. Porém, inúmeros são os problemas na comunicação, quando não há familiaridade com o assunto, e muitas vezes, exatamente na falta de clareza, dificulta-se o entendimento de algo que o interlocutor já saiba e entenda. Com base no contexto apresentado, relacione os termos as definições que determinam a habilidade de comunicação e disseminação de informações. (1) Contexto (2) Codificação (3) Decodificação (4) Emissor (5) Filtragem (a) A alteração de uma mensagem enquanto atravessa as personalidades ou do emissor ou do receptor: os filtros fazem parte tanto do emissor quanto do receptor. (b) Aquele que dá origem a um estímulo (conhecido como uma mensagem). (c) O processo de interpretar uma mensagem. (d) O ato que dá início ao processo de comunicação. (e) Situação em que a comunicação ocorre. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação entre as colunas:

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
6

Relacionando os conceitos com seus significados temos:

1- Contexto (E)-  Situação em que a comunicação ocorre.

Quando falamos em contexto estamos falando da cena, do momento, aquilo que se passa envolta e que gera um entendimento melhor da informação passada.

2-Codificação (D)- É o ato que dá inicio ao processo de comunicação.

A codificação nada mais é do que o processo de transmitir uma ideia ou informação por códigos como letras, para chegar até um destinatário.

3-Decodificação (C)- O processo de interpretar uma mensagem.

Decodificar é basicamente interpretar, conseguir entender a junção de códigos e a informação ali gerenciada.

4- Emissor (B)- Aquele que dá origem a um estímulo (conhecido como uma mensagem).

É sempre a pessoa que gera a informação ou a situação, ele expressa, expõe.

5-Filtragem (A)- A alteração de uma mensagem enquanto atravessa as personalidades ou do emissor ou do receptor: os filtros fazem parte tanto do emissor quanto do receptor.

A filtragem é o processo pelo qual a informação passa e é filtrada retendo aquilo que faz sentido após o momento de interpretação.

Respondido por francielymacedo
2

Resposta:

a- 1V, 2IV, 3III,4II,5I

Perguntas interessantes