História, perguntado por monifakhalidah, 1 ano atrás

1)
Quando pensamos nas dificuldades com que várias gerações de brasileiros estudaram a educação básica sem a distribuição em massa dos livros didáticos que temos atualmente, tendemos a valorizar este importante recurso didático. Contudo, temos que salientar que o livro é um recurso didático e não pode ser o único utilizado pelo professor na sua prática docente. Um dos problemas que o uso em larga escala do livro didático tem causado na formação dos alunos, em especial na disciplina da História, é o fato de que:

Alternativas:

a)
Ele serve de referência para os alunos no processo de ensino e aprendizagem, que acreditam que estes são fontes confiáveis e cheias de verdades históricas.

b)
O livro acaba mostrando apenas conteúdos básicos, sem um aproveitamento a contento das exigências do mercado de trabalho.

c)
O livro não tem um controle editorial tão grande quanto deveria, o que acaba comprometendo sua qualidade.

d)
Tem padronizado as visões que os alunos têm sobre temas determinantes da nossa história, como a Ditadura Miliar ou a Era Vargas.

2)
No vídeo do historiador Itamar Flávio, presente na web aula 2 desta disciplina, há uma crítica muito ferrenha ao modelo pelo qual os livros didáticos são concebidos no Brasil atualmente. Assinale a alternativa que apresenta de maneira mais clara esta crítica.

Alternativas:

a)
O autor critica a história linear presente nos livros didáticos, defendendo uma história mais temática.

b)
A crítica é feita a maneira ideológica com que o livro é escrito. Para o historiador, o livro é tendencioso e faz apologia aos regimes socialistas que aconteceram na história.

c)
No vídeo, Itamar Flávio critica o jornalista Ali Kamel, defendendo a ideologia presente nos livros didáticos.

d)
O historiador afirma que os livros didáticos no Brasil reproduzem a mesma ideologia dos últimos anos, que defende as elites e demoniza o socialismo na História.

3)
Durante vários momentos da web aula citamos o PNLD, que tem papel importantíssimo quando pensamos nos livros didáticos e na sua divulgação para as escolas por todo o país. Com base na web aula e com o auxílio das informações presentes sobre o PNLD disponíveis no site do MEC, julgue as afirmativas a seguir.

I- O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.

II- O programa é executado em ciclos bienais alternados.

III- Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos impondo os livros que deverão ser aceitos nas escolas.

IV- Um dos grandes problemas do PNLD é que ele não atende os alunos da educação especial.

Está ou estão corretas as alternativas:

Alternativas:

a)
I e II;

b)
III e IV;

c)
Somente a alternativa I;

d)
Todas estão corretas.

4)
Assinale a alternativa que melhor define o conceito de Consciência Histórica, elaborado por Jorn Rüsen e que norteou inúmeras discussões relativas aos PCNs (parâmetros curriculares nacionais).

Alternativas:

a)
A aceitação da inevitabilidade dos fatos históricos, a ausência de controle sobre os fatos do devir.

b)
O pensamento que leva as reflexões mais profundas sobre o papel do professor no ensino de História.

c)
A ideia de que a história é finita e limita, e a necessidade de apresentarmos estas características da história aos nossos alunos.

d)
A compreensão e incorporação da História no seu modo de viver: a experiência e a intenção, ou seja, a união do que fomos e do que pretendemos ser no futuro, que nos leva a localizar-se no tempo para agir.

5)
Em meados de 1990, com o fim dos regimes comunistas, a educação sofre outra virada nos objetivos, conteúdos disciplinares e propostas curriculares. Segundo ABUD (ABUD, Kátia. "Conhecimento Histórico e Ensino de História: a produção do conhecimento histórico escolar". In: SCHIMIDT, Maria Auxiliadora e CAINELLI, Marlene R. (orgs) . III Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.) os currículos de história seriam organizados neste momento com quais objetivos?

Alternativas:

a)
Estariam organizando o currículo escolar de acordo com a vida, visto que o homem moderno é formado para atender o trabalho, e deve estar ajustado ao interesse do mercado.

b)
Seriam organizados valorizando as individualidades e a formação crítico-reflexiva dos alunos.

c)
Direcionariam a formação dos alunos para um mercado de trabalho cada vez mais exigente, o que acarretou uma melhora significativa na educação no Brasil.

d)
Apesar das mudanças no contexto histórico e social da época, as orientações educacionais não tiveram nenhuma alteração.


monifakhalidah: preciso da resposta direito o exercicio vale ponto,obrigada....quem puder ajudar...

Soluções para a tarefa

Respondido por s190
3
As respostas certas são 1-A 2-B 3-C 4-D 5-A

monifakhalidah: obrigada,sem erros ....ate o proximo semestre....
Perguntas interessantes