Artes, perguntado por jujuperrutpei77v, 1 ano atrás

1)

"Quando expostas em museus e galerias elas são reconfiguradas para poder respeitar as novas características previstas pelo conceito que está sendo adotado, mas logo serão substituídas por outras. Por meio dessa analogia, podemos perceber que as instalações costumam ter um tempo de duração maior do que uma performance, entretanto ocupam um espaço que logo dará lugar a uma nova exposição, pois o circuito de mostras segue um calendário das instituições e, nesse caso, tem também um período de tempo determinado" (Web aula da Unidade 3, Seção 3). Diante das prerrogativas apontadas em sua web aula, assinale a alternativa que corresponde corretamente à relação mais importante desenvolvidas nas instalações artísticas:

Alternativas:
a)
A relação temporal;
b)
A relação material;
c)
A relação interativa;
d)
A relação espacial;
e)
A relação sensorial.
2)
O grupo Fluxus foi um importante coletivo com ideais inovadores para a arte. Ele tinha como ideologia, entre outras coisas, a estetização do cotidiano, entre outros aspectos que influenciaram muitas linguagens subsequentes contemporâneas.

Entre as afirmativas abaixo, selecione aquela que está correta quanto à influência direta deste grupo:

Alternativas:
a)
A arte efêmera tem suas bases conceituais no grupo Fluxus, uma vez que este grupo não registrava a maior parte de seus trabalhos, com o intuito de trabalhar a arte memorável;
b)
A arte da instalação tem suas bases conceituais no grupo Fluxus, pois este grupo primou pela busca de espaços alternativos para suas performances.
c)
Para o Fluxus, a arte elitizada deveria cair por terra, sem críticos, sem arte acadêmica, para que a arte pertencesse a todos, tornado arte e vida indissociáveis;
d)
A videoarte tem suas bases conceituais no grupo Fluxus, pois, além de Nam June Paik fazer parte do grupo, ele era o responsável direto pelos registros das performances do grupo;
e)
Não há nenhuma manifestação plástica contemporânea que não tenha sido influenciada pelo grupo Fluxus, pois ele foi o maior agente modificador da história da arte desde a década de 60.
3)
"Podemos perceber que o conceito da instalação pode extrapolar o campo da arte, sendo incorporado no espaço urbano pela publicidade. É interessante notar neste texto que o entendimento da instalação é de fácil aceitação e de fácil assimilação pelo público, que consegue associar a instalação por meio da percepção do tempo espaço." (Web aula, Unidade 3, seção 3). Com relação à instalação, julgue as proposições a seguir:

I. É uma manifestação artística contemporânea composta por elementos organizados em um ambiente;

II. Este tipo de trabalho tem um caráter efêmero (só "existir" no período da exposição) ou pode ser desmontado e recriado em outro local;

III. Uma instalação pode ser multimídia e provocar sensações: táteis, térmicas, odoríficas, auditivas, visuais, entre outras;

IV. O espectador participa da obra e, portanto, não se comporta como mero observador.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
a)
Apenas as proposições I, II e III estão corretas.
b)
Apenas a proposição I e II estão corretas.
c)
Apenas as proposições I, III e IV estão corretas.
d)
As proposições I, II, III e IV estão corretas.
e)
Apenas as proposições III e IV estão corretas.
4)
"O grafite é qualquer escrito, gravação, registro ou pintura feito sobre muros, monumentos ou objetos localizados em espaços públicos, ou também privado" (Web aula, Unidade 4). Sobre o grafite, é correto dizer:

Alternativas:
a)
Podemos afirmar que as pinturas rupestres são os primórdios do grafite;
b)
Ao contrário do que possa parecer, o grafite nunca foi utilizado como protesto;
c)
O surgimento do grafite está ligado a artistas que protestavam contra o sistema tradicional das artes;
d)
Na Grécia antiga é possível verificar resquícios que inspiraram o caráter de protesto dos grafites atuais;
e)
Um dos principais objetivos dos grafiteiros é tornar seus nomes conhecidos nas cidades em que atuam.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliacribas
6

Olá!

1) A Instalação artística é uma forma de arte que utiliza a ampliação de ambientes que são transformados em cenários. Pintura, escultura e outros materiais são usados conjuntamente para ativar o espaço arquitetônico. O espectador participa ativamente da obra e, portanto, não se comporta somente como apreciador.

Ela pode ter um caráter efêmero (só existir na hora da exposição) ou pode ser desmontada e recriada em outro local. Alem disso, ela pode ser multimídia e provocar sensações: táteis, térmicas, odoríficas, auditivas, visuais entre outras.

Essencialmente, é a construção de uma verdade espacial em lugar e tempo determinado.

Todas as relações das alternativas correspondem as instalações, porem a relação espacial pode ser considerada a mais crucial.

2) O grupo Fluxus foi um movimento artístico de cunho libertário, caracterizado pela mescla de diferentes artes, primordialmente das artes visuais mas também da música e literatura.  Este movimento marcou as artes das décadas de 1960 e 1970, opondo-se aos valores burgueses, às galerias e ao individualismo.

No Fluxus, os artistas Nam June Paik e Wolf Vostell foram os primeiros a usar o vídeo, criando a videoarte. Nas exposições do grupo, as obras tinham sempre um teor de provocação e crítica, com a presença de um humor extravagante. Como objetivo, seus participantes visavam uma revolução cultural, social e política através da arte.

Portanto, a opção D está correta.

3) De acordo com a explicação do exercício 1, a opção D é a correta.

4) A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Paris, com a revolução contracultural. O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, é utilizado como a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos.

Portanto a alternativa D está correta.

Bons estudos :)


Respondido por geovanna7185495
1

Resposta:

1) A Instalação artística é uma forma de arte que utiliza a ampliação de ambientes que são transformados em cenários. Pintura, escultura e outros materiais são usados conjuntamente para ativar o espaço arquitetônico. O espectador participa ativamente da obra e, portanto, não se comporta somente como apreciador.

Ela pode ter um caráter efêmero (só existir na hora da exposição) ou pode ser desmontada e recriada em outro local. Alem disso, ela pode ser multimídia e provocar sensações: táteis, térmicas, odoríficas, auditivas, visuais entre outras.

Essencialmente, é a construção de uma verdade espacial em lugar e tempo determinado.

Todas as relações das alternativas correspondem as instalações, porem a relação espacial pode ser considerada a mais crucial.

2) O grupo Fluxus foi um movimento artístico de cunho libertário, caracterizado pela mescla de diferentes artes, primordialmente das artes visuais mas também da música e literatura.  Este movimento marcou as artes das décadas de 1960 e 1970, opondo-se aos valores burgueses, às galerias e ao individualismo.

No Fluxus, os artistas Nam June Paik e Wolf Vostell foram os primeiros a usar o vídeo, criando a videoarte. Nas exposições do grupo, as obras tinham sempre um teor de provocação e crítica, com a presença de um humor extravagante. Como objetivo, seus participantes visavam uma revolução cultural, social e política através da arte.

Portanto, a opção D está correta.

3) De acordo com a explicação do exercício 1, a opção D é a correta.

4) A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Paris, com a revolução contracultural. O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, é utilizado como a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos.

Portanto a alternativa D está correta.

Explicação:

bons estudos...

Só pra quem é esperto.beijos

Perguntas interessantes