1) Quando e como a religião do islamismo foi criada?
2) Quem foi o principal responsável pela criação e divulgação do islamismo?
3) Cite um local ou construção sagrada referente ao islamismo e fale sobre ela.
4) Fale sobre o livro que menciona os principais ensinamentos e normas a serem seguidos pelos aspectos do islamismo.
5) Cite os principais conceitos e práticas referentes ao islamismo.
Obs: a respostas das perguntas acima deve ser em formato de texto, isto é, as respostas não podem ser pequenas. Agradeço!
Soluções para a tarefa
1- O islamismo surgiu no século VI na Arábia, região do Oriente Médio que era habitada na época por cerca de 5 milhões de pessoas. “Eram grupos tanto sedentários como nômades, organizados em tribos e clãs. A população era na maioria politeísta, mas existiam algumas tribos judaicas e algumas de tradição cristã”. Nesse contexto surgiu o criador do islamismo, o profeta Maomé, chamado de Muhammad pelos muçulmanos.
2- Maomé. Este foi um líder religioso, mas também militar, e árabe. Segundo a religião, este é a figura mais importante do Islamismo, que pregou a existência de um Deus único, Alá. Este profeta defendeu a divisão de terras dos ricos entre os pobres, lutou contra a violência e contra o infanticídio também. Além disso, contrariou a classe dominante de Meca.
3- A Caaba: é a Casa sagrada de Deus situada no meio da mesquita sagrada na cidade de Meca, na Arábia Saudita. O cubo negro é familiar para pessoas de todas as crenças devido às imagens que saem da Arábia Saudita todos os anos no período da peregrinação. Geralmente quando as pessoas vêem essas imagens, sua atenção foca no cubo negro sendo circundado por centenas, se não milhares, de adoradores.
4- alcorão: texto sagrado do Islã. O nome, em árabe, significa ‘lido’ ou ‘recitado’. Esta palavra pode ser uma forma arabizada de origem síria e se aplica ao livro que contém, para os muçulmanos, uma série de revelações de Alá (Deus) a Maomé. Estas revelações começaram nas primeiras décadas do século VII, quando Maomé já tinha 40 anos, e ocorreram em Meca (Makka), cidade natal do Profeta, e Medina (al-Madinah).
5- O seguidor do islamismo tem como algumas de suas obrigações "promover o bem e reprimir o mal" (porém mater o Jihad, o que é dificil), evitar a usúria e o jogo e não consumir o álcool e a carne de porco. Os cinco pilares do islamismo formam a estrutura de vida do seguidor da religião. São eles:
• Chahada: Pronunciar a declaração de fé, "Não há outra divindade além de Deus e Mohammad é seu Mensageiro".
• Salat: Realizar as cinco orações obrigatórias durante cada dia. Estas que estabelecem uam ligação direta entre Deus e o mulçumano. E como não existem padres, ou pastores, é um sábio do Corão que direciona as oraçãoes em Árabe, mas o mulçumano faz seus pedidos no idioma de escolha. Normalmente são feitas no amanhecer, ao meio-dia, no meio da tarde, no cair da noite e à noite. Não é obrigatório orar na mesquita - o ritual pode ser cumprido em qualquer lugar.
• Zakat: Fazer o que puder para ajudar quem precisa, a caridade é uma obrigação do muçulmano, mas deve ser voluntária e, de preferência, em segredo.
• Jejuar durante o mês sagrado do Ramadã, todos os anos. Nesse período, todos os muçulmanos devem permanecer em jejum do amanhecer ao anoitecer, abstendo-se também de bebida e sexo. As exceções são os doentes, idosos, mulheres grávidas ou pessoas com algum tipo de incapacidade. No fim do Ramadã, o muçulmano celebra o Eid-al-Fith, uma das duas principais festas do calendário islâmico.
• Haj: Realizar a peregrinação a Meca. Todos os muçulmanos com saúde e condição financeira favorável deve realizar a peregrinação pelo menos uma vez na vida. No fim da peregrinação, há o festival de Eid-Al-Adha, com orações e troca de presentes - a segunda festa mais importante.