Filosofia, perguntado por laravittoria7, 10 meses atrás

1 — Quando buscamos o termo OSTENTAÇÃO no dicionário, encontramos que significa a Exaltação dos bens materiais. Expressando a riqueza e o luxo. No popular, é o “Contar vantagem” buscando reconhecimento dos outros para si. Nestas últimas décadas, com o auge das redes sociais, esta prática tem sido frequente e muitas vezes expressa o ter e esquece o ser. Fazendo um paralelo com o Mito da Caverna, faça uma análise desta prática e apresente os benefícios e/ou malefícios desta cultura na vida do indivíduo.

2 — Estamos em um período em que somos “bombardeados” o tempo inteiro de informações sobre a COVID-19 e suas consequências em toda realidade global. Os meios de comunicação têm vinculado orientações, relativas ao cuidado com informações falsas (Fake News) e as sanções penais a este respeito. Portanto, não basta conhecer os fatos. É necessária uma análise criteriosa para existir um conhecimento que expresse a situação em si. Em um breve texto, análise o real objetivo das “Fake News”, que como no Mito da Caverna, aparecem como “ideias das sombras” distorcendo a realidade.Qual seria a solução que devemos adotar em nossas vidas em relação a estes fatos?

3 — No Fédon, obra de Platão que retrata a morte de Sócrates, percebemos a apologia do prisioneiro liberto que busca a salvação de seus companheiros e é julgado e desacreditado pelos mesmos. Pensar e Agir, nunca é fácil. À medida que avançamos em nossa evolução acadêmica, abandonando hábitos e determinamos como foco, os nossos objetivos na busca da nossa auto realização e felicidade. Quais são os impactos percebidos no processo da nossa evolução intelectual diante da realidade em que vivemos?Aponte os pontos positivos ou negativos. Justifique sua resposta.

Ainda em relação aos desafios que encontramos no processo de “Vencer na vida”, como devemos receber as críticas dos outros em relação a nossos atos e/ou ações?​

Soluções para a tarefa

Respondido por victordk157
4

1)A parábola do Mito da Caverna, de Platão, está relacionada a indivíduos que buscaram conhecimento "fora da caverna" e trouxeram informações e relatos para aqueles que ainda habitavam a caverna, a fim de compartilhar conhecimento e experiências.

Já o conceito de Ostentação, se mostra como uma forma de inflar o próprio ego, a partir de demonstrações exorbitantes das próprias posses, de uma forma geral.

Dentre as possíveis soluções para não cair em fake news (notícias falsas), podemos destacar:

1ª) análise da fonte da informação - desse modo, é possível saber se a notícia tem ou não a credibilidade de um grande portal de notícias ou jornal.

2ª) verificação da data da postagem - normalmente, as fake news são forjadas com conteúdos bem antigos. Desse modo, a verificação da data da postagem ajuda o leitor a compreender se a notícia tem o objetivo de destruir a reputação de alguma pessoa (que normalmente é pública).

3º) uso do ceticismo - principalmente pelo fato de que as fake news possuem títulos bem chamativos, seja nas redes sociais online (como Twitter e Facebook) ou em aplicativos de comunicação.

3)Uma das maiores dificuldades de se viver na sociedade contemporânea, compreende o conceito de julgamento, o qual pode ser interpretado de forma diferente por pessoas, conforme sua própria maturidade intelectual.

Diante disso, é preciso que haja maior discernimento e maturidade intelectual, para compreender as críticas construtivas, e reconhecer e ignorar críticas destrutivas, a fim de possibilitar o engrandecimento interior.


dayaneaparecidamacha: oi??
Perguntas interessantes