1- Qual século iniciou a Revolução Francesa? e Qual período histórico a Revolução Francesa modificou?
2- Qual outra revolução pode ser comparada com a Revolução Francesa?
3 - O que era Versalles? e o que era a Bastilha?
4- Diga 3 características do Rei Luís XVI e seu governo.
5- Qual o nome da rainha casada com Luís XVI? De que país era a rainha?
6- Quem era Robespierre?
7- Qual as 3 classes sociais que existiam na França? e a quem o rei beneficiava?
8- Qual movimento intelectual criou a ideia para que a Revolução Francesa pudesse acontecer?
9- O que foi a Assembleia dos Estado Gerais?
10- Diga algumas características da Assembleia Nacional Constituinte.
11- Em quantas partes é dividida a Revolução Francesa? Quais são elas?
12- Quem era Marrat?
13- Qual a importância das mulheres durante a Revolução Francesa?
14- O que era a guilhotina? descreva.
15- Quem governou a França ao final da revolução?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A Revolução Francesa é o nome dado ao ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 que marcou o fim do absolutismo nesse país.
3-Versalhes é uma cidade no departamento de Yvelines, região da Ilha de França. Cidade artificial, criada a partir do zero por vontade do rei Luís XIV, Versalhes foi a sede do poder político durante um século, entre 1682 e 1789, antes de se tornar o berço da Revolução. A Bastilha (em francês: Bastille), mais conhecida por ter sido uma prisão - assim funcionando desde o início do século XVII até o final do século XVIII - foi inicialmente concebida apenas como um portal de entrada à rua parisiense de Saint-Antoine, na França, motivo pelo qual era denominada Bastilha de Saint-Antoine.
4-Luís XVI da França (1754-1793) foi rei da França e duque de Berry. Foi o último rei da França antes da Revolução Francesa. Durante a revolução o rei e a rainha foram guilhotinados.
Luís XVI da França (Luís Augusto de Bourbon) nasceu em Versalhes, França, no dia 23 de agosto de 1754. Filho de Luís, herdeiro do trono da França e de Maria Josefa da Saxônia, e neto de Luís XV. Em 1765, com a morte de seu pai, tornou-se o herdeiro do trono.
Luís XVI herdou de seu avô Luís XV uma França cheia de problemas, pois ao deixar-se envolver pela nobreza, comprometeu-se em guerras de pouco interesse para a França, como a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), acabando por perder quase todo o império colonial.
Essa política atirou a burguesia contra o trono e a nobreza sentindo-se fortalecida, tentou contra o rei uma rebelião, em 1766, movida pelos parlamentos aristocráticos das cidades de Paris e Rennes.
A perda de poder do rei Luís XV para o Parlamento, dominado pela aristocracia, contribuiu para diminuir o prestígio de Luís XVI, que apesar de honesto era inepto para realizar as reformas econômicas, administrativas e fiscais em um reino à beira da falência.
5-Maria Antonieta (1755-1793) foi arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França, esposa do rei francês Luís XVI. Foi a última rainha da França
6-Maximilien François Marie Isidore de Robespierre foi um advogado e político francês, e uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa. Os seus amigos chamavam-lhe "O Incorruptível"
7-A sociedade francesa era dividida em classes sociais, ou Estados Nacionais:
* 1° estado – clero; cerca de 2% da população.
* 2° estado – nobreza; também 2% da população.
* 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).
rei Luís XVI
8-A Revolução Francesa foi resultado da crise política, econômica e social que a França enfrentou no final do século XVIII. Essa crise marcou o fim da monarquia absolutista que existia na França há séculos e da antiga ordem de privilégios que constituía o Antigo Regime Francês.
9-Na França do Antigo Regime, a Assembleia dos Estados Gerais, ou simplesmente Estados Gerais era uma assembleia consultiva e legislativa das três classes sociais do país. Cada estado se reunia em sua própria assembleia, que era convocada e dissolvida pelo rei
10-Foi uma constituição criada pelo terceiro estado (camponeses, artesãos, burgueses) que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios