Biologia, perguntado por matheusolymello007, 8 meses atrás

1) Qual o tipo de reprodução assexuada realizada pelos seres vivos abaixo:
a) Fungos e algas-
b) Folha da fortuna e rizomas da bananeira-
c) Bactérias e protozoários-
d) Bactérias, leveduras, esponjas e hidras-
e) Planárias e estrelas-do-mar
pfvr urgente!!

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielaoniikawaii
2

Resposta:

A)Esporulação → forma de reprodução adaptada por algumas plantas inferiores (briófitas e pteridófitas), algas e fungos multicelulares, produzindo células diplóides denominadas esporos.

B)Propagação vegetativa: típica de vegetais, consiste na reprodução da planta pelas porções vegetativas, como caule e raiz. A cana-de-açúcar e a bananeira podem ser reproduzidas dessa forma

C)Divisão binária, cissiparidade ou bipartição: temos um indivíduo dividindo-se em dois geneticamente idênticos. Inicialmente se observa a duplicação do material genético, o qual será distribuído para os dois indivíduos, posteriormente se observa a divisão do indivíduo em dois. Pode ocorrer em bactérias e protozoários.

DA germulação ou gemiparidade é um processo de reprodução assexuada, no qual ocorre a formação de uma dilatação denominada gema, formada por mitoses na parte interna do organismo progenitor, podendo separar-se e dar origem a um novo indivíduo.[1] O brotamento externo ocorre, quando uma esponja mãe origina um broto na parte de fora de seu corpo, que pode se desligar ou continuar unida a ela. E o brotamento interno acontece, quando os arqueócitos coletados no mesófilo começam a formar uma nova esponja, também chamada de gemulação.

Este processo ocorre em seres unicelulares, como as bactérias e leveduras e em seres pluricelulares como a esponja, a medusa e a hidra. Também pode ocorrer em plantas superiores, como as angiospérmas.

E)Fragmentação ou regeneração: consiste na capacidade de um organismo formar outro com base em um fragmento de seu corpo. Equinodermos e platelmintos são grupos de animais que apresentam essa capacidade. A estrela-do-mar, por exemplo, quando danificada, pode regenerar-se, e a parte perdida origina um novo ser. Vale salientar que algumas espécies, como a planária, podem dividir-se sozinhas, e cada fragmento dará origem a um novo ser. Essa fragmentação espontânea com posterior regeneração é um processo chamado de esquizogênese.

Explicação:

Perguntas interessantes