Ed. Técnica, perguntado por kauanamss27, 1 ano atrás

1- Qual o processo de fabricação de um solo e sua importância na alimentação dos animais ruminantes no período de escassez de alimento?
2- Descreva as características de construção e qualidades dos tipos de silo listados abaixo:
A) silo de trincheira
B) silo bag
C) silo de superfície
D) silo de encosta
E) silo aéreo
3- Quais as vantagens da utilização do pastejo rotacionado e quais as gramíneas mais utilizadas em nossa região?
4ª- O processo de fenação é uma forma de armazenar a forragem por mais tempo e mantê-la com níveis satisfatórios energia e proteína. Pesquise e relate de forma sucinta as etapas e equipamentos envolvidos no processo.
5- Pesquise quais aditivos alternativos temos em nossa região que podem ser incorporados à silagem para aumentar a palatabilidade e sua aceitação pelos ruminantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por cintialves2011
2

1-  silo* nao solo

R: Existem 4 processos:  

• O corte na epoca ideal: É quando a palnta apresenta muita umidade e deve ser cortado em tamanhos de 0,5 a 1,5 cm.

• Enchimento: Deve ser feito o mais rapido possivel, no maximo em 24 horas.

• Compactação: É a passagem do trator sobre a masssa distribuida, na compactação é expulso todo o ar, controla a respiração, eleva a temperatura, favorece a ação das bacterias lacticas.

• Vedação: Impede a entrada de ar, cobre o silo, é ultilizado uma lona branca de preferencia mas tambem ultiliza-se a preta e depois de vedar coloca-se terra em cima.

Na época de escassez de pasto, a alternativa é suprir o cocho com forragens armazenadas em forma de silagem, evitando o uso de grãos e outros suplementos que podem aumentar o custo de produção em até quatro vezes. Silagens são forragens úmidas, conservadas em ambiente anaeróbio (sem oxigênio), que formam um alimento energético para suplementação alimentar de ruminantes domésticos, como bovinos e ovinos.

2-

A) silo de trincheira: É aberto uma vala no chão. Após o preenchimento com a silagem e compactação a trincheira é coberta com lona plástica e envolvida com terra, areia ou pneus para evitar a entrada de ar e água. Tendo a construção mais simples e barato ; a possibilidade de usar máquinas na abertura da trincheira e compactação.  

B) silo bag: Nos silos bags, tubos (sacos) plásticos horizontais servem para empacotar e estocar a silagem. Eles possuem diâmetro de 1,80 a 3,60m e comprimento de 30,60 ou 90 metros, comportam maior quantidade de silagem armazenada por metro quadrado, sendo ideias para propriedade que conservam grande volume de silagem .

C) silo de superfície: É feito em cima do solo, sem a necessidade de escavação ou construção de estruturas, sendo, portanto de baixo custo. Neste tipo de Silo o material é acumulado e compactado sobre o solo, coberto com lona e presa por terra ou pneus, tem a capacidade de armazenar grande volume de material.

D) silo de encosta: São construídos próximo às encostas das morras ou em terreno de fonte declive de forma a facilitar o trabalho de carregamento, que acontece pela parte de cima normalmente, são feitos em alvenaria e cobertura por telhas, eles são elevado grau de eficiência, a facilidade de descarga e compactação , menor custo e dispensar máquinas com ventiladores para carregamento.

E) silo aéreo: Possuem como vantagens o elevado grau de eficiência, com perdas mínimas de  5%, a facilidade de compactação e descarga, o silo cilíndrico de plástico possui a vantagem , se comparado aos fabricados em metal, de não apresenta problemas de oxidação e reagir melhor a alterações climáticas.

3-

R: Vantagens do pastejo rotacionado:

• Maior receita por unidade de área devido ao aumento da lotação; permitindo competir economicamente com outras atividades agropecuárias;

• Maior controle do manejo, possibilitando obter uma melhor qualidade nutritiva do pasto;

• Menor risco de degradação do pasto, já que respeitamos a fisiologia da planta.

Gramíneas :  Cana-de-açúcar , milho , sorgo forrageiro, capim elefante , milheto , capim tifto, grama estrela , aveia branca , é aveia preta .

4-

R: O processo de fenação é uma forma de armazenar a forragem por mais tempo e mantê-la com níveis satisfatórios energia e proteína. Pesquise e relate de forma sucinta as etapas e equipamentos envolvidos no processo.

Etapas :  

• Corte : O corte consiste em acoplar um trator ou, de forma manual, com uma roçadeira, separar a forragem do solo, ou seja, cortar a forrageira para que ela comece seu processo de secagem.  

• Espalhamento: Ato de espalhar essa forrageira pelo solo para que seque de forma uniforme. Ao se cortar, indiretamente vão se formar umas leiras, e, isso ocorrendo, a planta de cima seca, mas a que está na parte de baixo, não seca. Dessa forma, utiliza-se o ancinho, que vai rodar sobre a área e espalhar o material, permitindo sua secagem uniforme.  

• Enfardamento: Nesse processo, feito por uma enfardadora, pode-se utilizar fardos retangulares, com 12 a 15 quilos, ou fardos redondos, pesando até 500 quilos. Essa etapa serve para adensar o material e colocá-lo em fardos, facilitando a comercialização.  

•Equipamentos:  

• Ceifadeira: É um implemento agrícola que tem como função cortar através de suas facas a gramínea, são acoplados no trator.

• Ancinho: Outro implemento como função de formas as leiras.

• Enfardadeira: Existem diversos modelos no mercado e forma os fardos que é a forma que é estocado o feno.

5-

R: Os principais aditivos utilizados na confecção de silagem no nosso país são os inoculantes bacterianos, os químicos (uréia, cal virgem, ácidos tamponados) e os absorventes (polpa cítrica e farelos de cereais). A forma de aplicação não é a mesma dentre estas opções e, o momento de aplicar, pode variar de acordo com os equipamentos que cada propriedade agrícola possui.


Perguntas interessantes