1- Qual o papel das cidades para a consolidação da humanidade na Terra?
2- É possível afirmar que o desenvolvimento das cidades está relacionado aos diferentes modos de produção social? Justifique sua resposta
3- Por que a Revolução Industrial tem papel circunstancial no desenvolvimento da urbanização?
4- De que maneira o êxodo rural expandiu a lógica urbana industrial?
5- O urbanismo pensado pelos Estados visa atender qual grupo social? É um contexto democrático?
6- Por que a casa para o urbanista Le Corbusier é “uma máquina de morar”?
7- Explique sobre a macrocefalia urbana e suas consequências para os países subdesenvolvidos. Utilize as imagens abaixo para desenvolver sua resposta.
Soluções para a tarefa
1- O desenvolvimento das cidades esteve nitidamente ligado a consolidação da humanidade. Pois através do crescimento das mesmas se formaram as sociedades e através das mesmas os saberes, a ciência, o comércio, e as trocas de informação se desenvolveram.
2- Sim, a afirmativa feita na questão está certa. Quando as cidades se desenvolveram, o espaço passou a não ser apenas de habitação, mas de troca, tanto de informações como de produtos, gerando diferentes modos de produção social.
3- A Revolução Industrial, foi um evento importante para o desenvolvimento da urbanização pelas fontes de energia e evolução das técnicas de trabalho que ela gerou, trazendo para as cidades o desenvolvimento tanto social, quanto tecnológico.
4- Muitas pessoas viam nas cidades por conta das indústrias uma oportunidade de melhoria de vida, por isso realizavam o êxodo rural e migrando para as cidades, geravam um inchaço e expansão das mesmas.
5- A urbanização desenvolvida pelos Estados tinha como principal função, trazer bem estar a elite e gerar fonte de renda. Logo, não pode ser considerado um contexto democrático.
6- Pois para o autor, as casas eram locais que deviam atender a necessidade de seus habitantes. Porém eram como máquinas, só tinham acesso a boas moradias quem por elas poderia pagar.
7- A macrocefalia é um fenômeno que ocorre em centros urbanos. Ela corresponde ao inchaço de algumas cidades pela sua questão de atratividade por conta de empregos. Porém, vemos que muitas pessoas não conseguem empregos nesses centros urbanos e acabam se mudando para o entorno dessas cidades, gerando cidades periféricas.