1-qual o conceito sociológico de cultura?
2-comente o conceito de ideologia como visão do mundo?
3-o que é ideologia?
4-comente as diferentes faces da cultura?
5-defina o que é relativismo cultural
6-defina o que é etnocentrismo
7-que que é indentidade cultural?
alguém me ajuda? por favor!
Soluções para a tarefa
1. Cultura é um conjunto de costumes, línguas (Ou só uma) e tradições que caracterizam a sociedade, podendo se aprofundar em "sub-culturas" com tradições e costumes cada vez mais específicos.
2. Isso é mais opinião sua, mas a pergunta se refere ao que você acha do ato de alguém encarar o mundo e agir em base de uma ideologia.
3. Ideologias são conjuntos de ideias que compõem um modo de agir e ser determinado, que podem ou não ditar não só as ações, como também os pensamentos e a própria lógica interna de cada um.
4. A cultura é composta de várias facetas e partes diferenciadas. Temos as mais conhecidas, como a música, língua, arte e histórico social, mas também temos o outro lado, como os tipos de crime mais comuns, comportamentos únicos e superstições particulares.
5. Relativismo cultural é a ideia de que não se existe uma moral universal pela qual deve se julgar as culturas. Em termos simples, ela pede para que culturas sejam analisadas do ponto de vista de uma pessoa completamente neutra, que nunca foi exposta a nenhuma ideia de cultura, indução de pensamento, moralidade ou qualquer coisa do tipo. Embora isso implique que nenhuma cultura seja inerentemente superior a outra, o contrário também é verdade, com nenhuma sendo inerentemente inferior a outra.
6. Etnocentrismo é a ideia "oposta" ao relativismo cultural, em que se julgam outras culturas em base da que você já viveu e conviveu. Por exemplo, condenar a cultura asteca como inferior pelos rituais de sacrifícios humanos por conta da sua convivência numa cultura largamente baseada no cristianismo.
7. Identidade cultural é a cultura com a qual cada pessoa se identifica. No caso, por exemplo, você pode se identificar culturalmente como um brasileiro, com subculturas mais específicas (Como gótico, rockeiro, punk...) partindo de especificações únicas e separadas.