Ed. Física, perguntado por naramelo667, 8 meses atrás

1- Qual modalidade foi criada no período
colonial?
2- Qual a contribuição de Rui Barbosa para
a educação física?
3- Explique como o futebol foi utilizado na
época da ditadura militar?
4- Diferencie a educação física higienista
da militarista.
5- Qual a finalidade da educação física que
promove a aptidão física e saúde​

Soluções para a tarefa

Respondido por hildabeatriz210
0

Resposta:

1-Ainda durante o período colonial, com a vinda de negros escravizados para o Brasil, surge a capoeira, luta que utiliza o próprio corpo como instrumento e muito praticada até hoje.

2-Para Rui Barbosa, a educação seria capaz de transformar a sociedade e junto com ela e por meio dela a idéia de como ser saudável. ... Em seus discursos proferia sempre a importância da Educação Educação Física tanto para o desenvolvimento físico, como mental, intelectual e social.

3-Como em outros campos da sociedade, o futebol brasileiro durante a ditadura militar foi espaço de conivência e atrito, submissão e tensionamento, propaganda e resistência.

4-Durante o cenário político brasileiro da ditadura instalada por Getúlio Vargas no início do século XX, a Educação Física escolar ficou sendo conhecida como “militarista”. Há controvérsias acerca do modo de sua consolidação e da sua real prática estabelecida no âmbito educacional. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar e discutir alguns aspectos historiográficos relativos à configuração da Educação Física militarista no espaço escolar. A partir de múltiplos referenciais teóricos que configuram a produção científica relativa à Educação Física militarista, é possível concluir ou refletir sobre a própria identidade da área e seus supostos reflexos teórico-práticos na sociedade contemporânea. Sugere-se que é necessário compreender e interpretar os diferentes fatores histórico-contextuais que constituíram a Educação Física militarista.

5-Com efeito, a prática regular e bem orientada de exercícios traz benefícios como: (a) a redução do “colesterol maléfico” (LDL) e o aumento do “colesterol benéfico” (HDL), o que diminui o risco de distúrbios cardiovasculares, como a  arteriosclerose e o infarto do miocárdio, além de combater a obesidade; (b) o  aumento da vascularização, que favorece a nutrição dos tecidos corporais e combate a hipertensão (Siscovick, Laporte, Newman, 1985); (c) a melhoria da eficiência cardíaca, fruto do aumento das cavidades do coração e da hipertrofia do  miocárdio; (d) o fortalecimento de músculos, articulações e ossos, que diminui o  risco de lesões e dificulta o aparecimento de doenças como a osteoporose; (e) o  aumento da capacidade respiratória, que favorece as trocas gasosas; entre outras...

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes