1-Qual foi a grande diferenciação do desenvolvimento de uma nova forma de conhecimento por parte dos gregos?
2-O que seria a Dicotomia entre "Mente e Mão" ?
3- O conhecimento Teórico estava submetido a uma condição essencial para o seu desenvolvimento, dessa forma não era acessível a todos.
Explique as limitações de acesso a essa nova forma de conhecimento. 4-Como Platão desenvolveu uma forma de conhecimento superior? 5- Explique a dicotomia platônica entre ideia (forma e realidade) 6-Pesquisar oque é idealismo e realismo
7- Como o método dialético Socrático influência no afastamento do senso comum? 8-Explique o termo Maiêutica.
9-Qual é a crítica de Aristóteles ao módulo platônico ?
10- Qual seria a proposta de Aristóteles com relação ao conhecimento?
11- A partir de suas impressões sobre o texto, defina oque é Senso comum.
Soluções para a tarefa
1. A grande diferenciação do desenvolvimento de uma nova forma de conhecimento por parte dos gregos foi a de desvincular o saber racional do saber mítico, considerando tão somente como duas formas de logos.
O logos é fundamentalmente uma explicação, em que razões são dadas. É nesse sentido que o discurso dos primeiros filósofos, que explica o real por meio de causas naturais, é um logos. Essas razões são fruto não de uma inspiração ou de uma revelação, mas simplesmente do pensamento humano aplicado ao entendimento da natureza
2. A Dicotomia entre "Mente e Mão", surge com a diferenciação entre o saber e o fazer, ou seja, a separação de atividades por classes. Surgiu uma classe ociosa com prestígio e status, a Mente, desvinculada das necessidades prática e em oposição ao trabalho executado por escravos , a Mão.
3. O conhecimento Teórico estava submetido ao prazer de saber e a diferentes formas de conhecimento. O conhecimento teórico era um tipo de saber adquirido pelos "olhos do espírito", muito distante do conhecimento prático, ligado ao trabalho, à execução de atividades de produção de bens e coisas necessárias à vida.
4. Platão desenvolveu uma forma de conhecimento superior ao formular uma teoria sobre o mundo utilizando a intuição .
5. Platão distingue dois tipos de realidade sobre os quais se pode falar. Em primeiro lugar, temos os objetos materiais e fenômenos físicos, os quais só podem ser conhecidos através dos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato e que compõem o “mundo sensível”.
Mas, além desses objetos do mundo sensível, há outros que só podem ser conhecidos através da inteligência e compõem o “mundo inteligível” ou “mundo das idéias”, formado de conceitos.
Assim, para Platão o mundo sensível é o mundo da multiplicidade e da transformação, em constante mudança e que não pode ser conhecido de forma definitiva.
O mundo inteligível é formado por ideias ou essências imutáveis, pelas unidades que dão inteligibilidade à diversidade. Embora também tenhamos opiniões sobre os objetos que o compõem, nele é possível, através da dialética, alcançar o conhecimento objetivo, a episteme.
6. Realismo e Idealismo são teorias antagônicas que divergem sobre qual é o fator determinante para o conhecimento: o sujeito ou o objeto.
Para o Realismo, é o objeto que determina o conhecimento. Todas as coisas são reais e o sujeito as conhece tal como são, pois a realidade é tal como é, independente do sujeito que a observa.
Para o Idealismo, o fator determinante para o conhecimento é o sujeito e não há realidade fora da consciência. A realidade é uma cópia imperfeita, uma representação, formada a partir do sujeito que interage e formula os objetos, que existem somente na consciência do sujeito.
7. O método socrático envolve um questionamento do senso comum, das crenças e opiniões que temos, consideradas vagas, imprecisas, derivadas de nossa experiência, e, portanto, parciais e incompletas.
O método socrático revela a fragilidade desse entendimento e aponta para a necessidade e a possibilidade de aperfeiçoá-lo através da reflexão, ou seja, partindo de um entendimento já existente, ir além dele em busca de algo mais perfeito, mais completo, uma definição universal.
8. Maiêutica é um processo ou mesmo a técnica de realizar um parto, porque é semelhante a um parto. Assim Sócrates, com perguntas bem elaboradas, feitas no momento apropriado, ajudava o seu interlocutor a descobrir por si mesmo a verdade.
9. A principal crítica de Aristóteles ao modelo platônico está na aceitação da experiência como fonte legítima de conhecimento.
Aristóteles afirma que todo conhecimento deriva da experiência e que o conhecimento pode ser obtido de duas formas: diretamente, a partir da experiência, abstraindo os elementos que caracterizam cada espécie ou indiretamente, através da dedução de novos conhecimentos a partir daqueles que já são conhecidos, guiando-se pelas regras da lógica.
10. Para Aristóteles, embora o conhecimento abstrato seja também considerado superior àquele obtido a partir da percepção sensível, não há uma ruptura entre a experiência e a teoria, e sim uma continuidade.
Assim Aristóteles trouxe a investigação filosófica também para o mundo sensível, organizando o mundo concreto, a partir de princípios racionais.
11. Senso comum são as opiniões, crenças e informações, muitas vezes parciais, que podem incluir fatos históricos, doutrinas religiosas, lendas, princípios ideológicos, informações científicas, ou mesmo a experiência pessoal acumulada, que formam um estoque de pensamentos que nos parecem apropriados para justificar e tornar nossos argumentos aceitáveis.
É a partir do senso comum que nos dirigimos ao mundo e podemos refletir para aprimorá-lo e compreendê-lo, tornando nossa experiência com o real, mais significativa, abrangente e consequentemente, mais verdadeira.
Bons estudos!