1) Qual fato rompeu o acordo entre Minas Gerais e São Paulo com
relação à eleição presidencial?
2) Quais estados integravam a Aliança Liberal?
3) Qual foi o estopim para a “Revolução Armada”?
4) Quais as principais medidas adotadas por Getúlio Vargas durante o
Governo Provisório?
5) O que foi a Revolução Constitucionalista?
6) Cite três características da Constituição promulgada em 1934.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Qual fato rompeu o acordo entre Minas Gerais e São Paulo com relação à eleição presidencial? O presidente Washington Luiz apoiou a candidatura do paulista Julio Prestes, ao invés de apoiar a candidatura do mineiro Antônio Carlos. Essa atitude levou Minas Gerais a romper com a aliança com os paulista e a apoiar as oligarquias de outros estados: do Rio Grande do Sul e da Paraíba.
2) Quais estados integravam a Aliança Liberal? Para além de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, a Aliança Liberal recebeu apoio de todas as oposições estaduais, sobretudo do Partido Democrático de São Paulo e o Partido Democrático do Distrito Federal.
3) Qual foi o estopim para a “Revolução Armada”?
4) Quais as principais medidas adotadas por Getúlio Vargas durante o Governo Provisório? Na fase provisória, Vargas tomou as primeiras medidas centralizadoras, enfraquecendo o Legislativo e fortalecendo o Executivo. No âmbito regional, apoiou seu poder nos interventores que nomeava. Também ampliou o aparato da burocracia, criando instituições como o Ministério do Trabalho.
5) O que foi a Revolução Constitucionalista? A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado iniciado em 9 de julho de 1932, liderado pelo estado de São Paulo, que defendia uma nova Constituição para o Brasil e atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas.
6) Cite três características da Constituição promulgada em 1934.
• República Federativa como forma de governo;
•Determinou que o sufrágio eleitoral fosse universal, secreto, direto e por maioria dos votos;
•Estabeleceu o ensino primário gratuito e obrigatório;
•Incorporou o voto feminino;
•Estados Unidos do Brasil;