1.Qual é a perspectiva de Lipman?
2. Qual a importância do ensino de filosofia para crianças?
3. Qual a estrutura curricular de filosofia na Educação Infantil? Qual o perfil do professor? 4. Quais as principais facilidades e dificuldades em trabalhar a metodologia proposta por Lipman em sala de aula?
Soluções para a tarefa
1. Na perspectiva de Lipman, quanto mais cedo a Filosofia for ensinada, mais cedo a criança aprenderá a "pensar" e maior será a participação da criança e do jovem na produção de significados para suas vidas.
2. Para Lipman a importância da Filosofia para as crianças está em seu caráter investigativo e criterioso. A criança estará sendo despertada para a investigação, a criticidade, a autonomia e a razoabilidade, assim terá suas habilidades cognitivas aprimoradas e consequentemente estará aperfeiçoando sua forma de pensar, julgar e agir no mundo.
3. A estrutura curricular da filosofia para crianças de Lipman, prioriza o diálogo e deve alicerçar-se em recursos didáticos ou por meio da vivência de situações-problema significativas para as crianças. explorando seu perfil imaginativo.
Com um suporte metodológico voltado para o desenvolvimento do pensar, as histórias escritas por Lipman são acompanhados de exercícios e planos de discussão.
São textos, em forma de narrativa, que discorrem sobre as várias áreas da filosofia: lógica, ética, estética, metafísica, epistemologia, filosofia da ciência e linguagem e se intencionam em cultivar a aquisição das habilidades cognitivas.
O professor dever ser ser organizado, dinâmico, priorizando a criatividade, apresentando razões convincentes, definições defensáveis, organização de explicações, descrições e argumentos coerentes.
4. Os principais desafios na metodologia de Lipman estão na capacitação dos professores. É preciso que o educador acredite na possibilidade de levar a Filosofia às crianças buscando uma fundamentação teórica aprofundada o bastante para garantir o sucesso daquilo que deve ser sua verdadeira intenção: contribuir de modo adequado na educação escolar das crianças.
As facilidades consistem em oferecer a oportunidade de filosofar com temas considerados próprios da filosofia e relacionados com nossa existência, compreendendo a filosofia como atividade importante para construção e desconstrução de conceitos.
Bons estudos!