Geografia, perguntado por treselle, 9 meses atrás

1.
Qual é a diferença entre um acampamento e um assentamento da reforma agrária?


2.
Aponte e explique, de forma sucinta, três razões pelas quais a reforma agrária ainda não ocorreu de maneira
efetiva no Brasil.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
6

Resposta:

1) Ao ocuparem uma área e reivindicarem aquele local, um grupo forma um acampamento, não possuindo qualquer direito sobre a área. Quando o governo reconhece o direito daquele grupo ocupar a área e realiza a divisão dos lotes entre as famílias do grupo, o local se torna um assentamento. Portanto, acampamento é uma ocupação para reivindicar um local e assentamento é o direito legal adquirido de ocupar o local.

2) As três razões pelas quais a reforma agrária ainda não ocorreu de maneira  efetiva no Brasil são:

a) O custo de manutenção dos assentados, pois, mais do que apenas desapropriar e redistribuir terras, a reforma agrária tem que dar condições para o camponês produzir nas terras adquiridas.

b) Os interesses políticos envolvidos para a efetivação da reforma agrária, uma vez que muitos políticos são financiados pelos grandes proprietários de terra, os quais são contrários à redistribuição de terras.

c) A visão marginalizada que a população tem acerca dos grupos que reivindicam a reforma agrária, como o Movimento dos Sem-Terra, o qual é visto como um grupo terrorista e não como um grupo de luta social, não recebendo apoio popular na busca dos seus direitos.

Perguntas interessantes