1- qual as consequencias das grandes navegaçoes
*Afluxo de riquezas, metais preciosos e novos produtos para a Europa, proveniente do comércio e da exploração colonial.
*
*Início de um processo de idfusão da cultura européia e do cristianismo.
*Revoluçaõ nos conhecimentos técnicos e científicos.
*Ascensão de Portugal e Espanha à condição de potências européias da época.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
urgimento da centralização política: até esse momento, o poder político era descentralizado e exercido essencialmente pelos senhores feudais, na medida de seus domínios. Após o surgimento dos primeiros Estados Nacionais (mais organizados política e territorialmente), começa a ocorrer uma maior centralização política, que fortalece e financia os desejos de expansão marítima.
Crescimento da burguesia: o surgimento dessa classe social causou transformações nas bases da economia da época, sendo a principal delas o fortalecimento do comércio. Além disso, os burgueses também apoiavam a consolidação da centralização política.
Novas tecnologias de navegação: o surgimento de inovações ligadas à navegação também incentivou as Grandes Navegações. A evolução do mapeamento e a criação de mecanismos que facilitavam a localização, como a bússola, foram fundamentais.
Alargamento do comércio: com o crescimento e a consolidação das atividades comerciais surgiu a necessidade de encontrar novos mercados que também pudessem ser consumidores dos produtos fabricados no Continente Europeu.
Conquista de novos territórios: chegar a novos locais e expandir os domínios territoriais eram os principais objetivos dos navegadores. Para isso, era preciso explorar novas rotas de navegação.
Resposta:
Consequências das Grandes Navegações
As principais foram: consolidação do comércio como uma das bases econômicos do período moderno, ... começo da escravização e do comércio de africanos, início dos processos de colonização de territórios em vários continentes.
Explicação:
*Gingantesco crescimento do comérico internacional, com o aumento da circulção de mercadorias, do volume de trocas, etc.
*Expansão dos mercados, com a formação de uma rede de comércio em escala mundial, integrando a economia européia com a dos outros continentes.