1-Qual a visão sobre Deus, segundo Platão?
2- Qual a visão sobre Deus, segundo Plotino?
3- O que caracteriza um discurso Filósofo?
4- O que caracteriza um discurso Religioso?
me ajudeeeeem
Soluções para a tarefa
Explicação:
1_O mais antigo deles, encontrado em Anaxágoras (c. 500-428 a.C.), foi também desenvolvido por Platão (428-347 a.C.) e Aristóteles. Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas.
2_Plotino (204 - 270) Para Plotino o Uno, que a tradição cristã identifica como Deus, transcende o ser, a substância e a morte, vai além de todas as coisas, é infinito e imaterial. ... E ele é dessa forma porque essa é a superior e melhor forma de ser. Ele existe Nele e para Ele e tem a suprema liberdade de criação.
3_
O discurso filosófico tem como marca criticar a fundamentação sobre o saber firmado, pelo questionamento sucessivo. O método que a filosofia utiliza é racional, o filósofo deve usar sua critica razão, com a argumentação lógico-racional. Exemplo: O texto abaixo tem características do discurso filosófico;
4_Aí está uma diferença fundamental entre o discurso religioso e os outros: nos outros discursos a que nos referimos, esses lugares são disputados e a retórica é uma retórica de apropriação. O sujeito se transforma naquele do qual ele ocupa o lugar. (...) No entanto, isso não se dá no caso do discurso religioso. O representante, ou seja, aquele que fala do lugar de Deus transmite Suas palavras. O representa legitimamente, mas não se confunde com ele, não é Deus. E daí deriva a “ilusão” como condição necessária desse tipo de discurso: o como se fosse sem nunca ser. (ORLANDI, E. 1987: 228)