Português, perguntado por isabeele, 4 meses atrás

1)Qual a relação de sentido decorre da interação entre a linguagem verbal e não-verbal no enunciado? Assinale a única opção que descreve essa relação objetivamente.

a) Na fala do passarinho prevalece o sentido denotativo, literal da expressão “Ir por água abaixo”, enquanto a imagem reproduz o sentido figurado, conotativo, do texto.

b) Na linguagem verbal compreendemos a língua em uso, em seu sentido linguístico, na linguagem não-verbal temos as imagens num quadro grande em que predominam as cores .

c) Na fala do passarinho, que não apresenta balão, há uma comparação irônica, enquanto na linguagem não-verbal não há a mesma ironia.

d) Na fala do passarinho prevalece o sentido figurado, conotativo, da expressão “Ir por água abaixo”, enquanto a imagem reproduz o sentido literal, denotativo, do adágio.

2)Há uma ironia presente no texto. Assinale a única opção que define essa figura de linguagem.

a) A IRONIA produz humor no texto porque nega o que de fato o personagem afirma reiteradas vezes com a palavra mãe. Note-se a expressão de deboche do personagem.

b) A IRONIA vem do grego “eironeia” e significa fingimento, dissimulação. Muito mais do que dar a entender o contrário do que se diz, a ironia opera uma inversão elegante de sentidos. O personagem finge acreditar no que diz e se justifica pela preguiça. A ironia também é chamada de Antífrase.

c) A IRONIA, ou Antífrase, é a única figura de linguagem que traz à tona o sentido literal do discurso, com expressões que demonstram a má-vontade do personagem.

d) A IRONIA, também conhecida como Antífrase, realiza-se através da negação e da subordinação de ideias antes apresentadas em seus pressupostos. Na charge percebemos como o personagem se recusa a desobedecer à mãe.​


Lily2146: d) Na fala do passarinho prevalece o sentido figurado, conotativo, da expressão “Ir por água abaixo”, enquanto a imagem reproduz o sentido literal, denotativo, do adágio.
Lily2146: 2-b) A IRONIA vem do grego “eironeia” e significa fingimento, dissimulação. Muito mais do que dar a entender o contrário do que se diz, a ironia opera uma inversão elegante de sentidos. O personagem finge acreditar no que diz e se justifica pela preguiça. A ironia também é chamada de Antífrase.

Class 25/05
felipe2002fagundes: No Classroom tá certo, como o colega disse: 1-D e 2-B.
geovannacamillo84: CORRETO

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizcabreralima
10

Resposta:

1-d

2-b

Explicação:

Respondido por jalves26
0

1. A opção adequada sobre a relação de sentido da junção da linguagem verbal e não-verbal é:

D) Na fala do passarinho prevalece o sentido figurado, conotativo, da expressão “Ir por água abaixo”, enquanto a imagem reproduz o sentido literal, denotativo, do adágio.

2. A opção adequada sobre a figura de linguagem ironia é:

B) A IRONIA vem do grego “eironeia” e significa fingimento, dissimulação. Muito mais do que dar a entender o contrário do que se diz, a ironia opera uma inversão elegante de sentidos. O personagem finge acreditar no que diz e se justifica pela preguiça. A ironia também é chamada de Antífrase.

Sentido conotativo X Sentido denotativo

1. Na fala do passarinho, a expressão "ir por água abaixo" foi empregada em sentido contativo (figurado), pois se refere à destruição da floresta, que está relacionada ao fracasso das medidas de proteção ambiental.

O sentido denotativo (literal) se encontra na imagem que mostra os troncos de árvore literalmente descendo rio abaixo após terem sido cortados pelo ser humano.

Ironia

2. A ironia consiste em dizer o oposto do que realmente pensa ou sente com o objetivo de fazer uma crítica a uma ação ou comportamento.

No quadrinho, a ironia se faz presente pela inversão de valores. O menino se vale da ideia de que deve-se ter respeito pela mãe para justificar o fato de ser preguiçoso.

Leia mais sobre sentido conotativo e denotativo em:

https://brainly.com.br/tarefa/2807955

Anexos:
Perguntas interessantes