1- Qual a importância do Aqüífero Guarani para os países onde ele se situa?
2- O que são poços artesianos? Qual a importância dos poços artesianos nas áreas em que não existem redes de fornecimento de água?
Me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Primeiramente, um aqüífero é um reservatório de água em subsolo, especificamente nas rochas. No ciclo da água, parte da água que infiltra no solo pode ser armazenada em rochas porosas e permeáveis (que possuem vazios entre os grãos, por exemplo), originando estes reservatórios naturais.
O Aqüífero Guarani é um aqüífero de 1.200.000 Km2 em área, abrangendo nove estados do Brasil, além de parte de outros países vizinhos como o Paraguai, Argentina e Uruguai.
1 - A importância do aqüífero está no potencial de abastecimento de água doce, já que é o maior aqüífero do mundo. Esta reserva é de imensa importância para o desenvolvimento de atividades econômicas, como a agricultura e a pecuária na região, além do consumo e lazer.
2 - A exploração da água de aqüíferos pode se dar por poços artesianos. Os poços artesianos são furos feitos no solo até alcançar a rocha na qual a água está armazenada, e retirá-la. No Aqüífero Guarani, existem mais de 15 mil poços artesianos feitos para explorar a água ali armazenada.
Os poços artesianos são utilizados para retirar a água diretamente da rocha, tornando este bem disponível em locais onde não se obtém facilmente água potável, como em rios por exemplo. Entretanto, deve-se ter cuidado, pois a água subterrânea pode ser facilmente contaminada. Normalmente, em localidades onde não há fornecimento de água potável, também não há tratamento de esgoto, sendo comum a construção de fossas. As fossas podem contaminar os poços, podendo transmitir doenças e vir a inutilizar os poços, tornando a água imprópria para o consumo.
Espero ter ajudado!
2- Poços artesianos são poços que se formam nos lençoes subterraneos onde se pode extrair água qnd n se tem fornecimento de água.