Biologia, perguntado por GustavoMarinho2102, 9 meses atrás

1) Qual a importância das vacinas?


2) Do que são feitas as vacinas?


3) Como agem as vacinas?


4) Em que ano o termo vacina surgiu pela primeira vez?

Soluções para a tarefa

Respondido por isabellaaraujoairesb
2

Explicação:

1)A conscientização sobre a importância da vacina é um assunto bastante discutido atualmente. Elas atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos. Doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização.

2)Ela explica que a vacina pode ser produzida a partir de componentes de um microorganismo ou dele próprio, morto ou atenuado. "No caso da poliomielite, por exemplo, o agente causador é isolado e trabalhado em laboratório até que se consiga uma cepa atenuada do vírus

3)As vacinas agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, que podem combater doenças infecciosas, tornando o indivíduo imune às mesmas. Como funcionam as imunizações? O objetivo das imunizações é estimular o organismo a produzir anticorpos contra determinados germes, principalmente bactérias e vírus.

4)A primeira vacina de que se tem registro foi criada por Edward Jenner no século XVIII. Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de 20 anos de sua vida aos estudos sobre varíola.

Respondido por luizpaulolazzaretti
1

Resposta:

1) A conscientização sobre a importância da vacina é um assunto bastante discutido atualmente. Elas atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos.

Doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização.

As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades.

2) As vacinas são o meio mais seguro e eficaz de nos protegermos contra doenças infecciosas. Elas são feitas a partir de partículas do próprio agente agressor, ou seja, vírus, bactérias ou toxoides bacterianos, sempre na forma enfraquecida ou inativada (morta). Fique tranquilo, pois essas partículas são tratadas em laboratórios para que percam seu poder de contaminação, mas que continuem estimulando o organismo a produzir anticorpos contra eles.

3) As vacinas agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, que podem combater doenças infecciosas, tornando o indivíduo imune às mesmas.

Como funcionam as imunizações?

O objetivo das imunizações é estimular o organismo a produzir anticorpos contra determinados germes, principalmente bactérias e vírus. O nosso sistema imunológico cria anticorpos específicos sempre que entra em contato com algum germe. Se entramos em contato com o vírus da rubéola, por exemplo, ficamos doente apenas uma vez, pois o corpo produz anticorpos que impedem que o vírus volte a nos infectar no futuro.

A lógica da vacina é tentar estimular o organismo a produzir anticorpos sem que ele precise ter ficado doente antes. Tentamos apresentar ao sistema imune a bactéria ou vírus de forma que haja produção de anticorpos, mas não haja desenvolvimento da doença.

Geralmente uma vacina age apenas contra um único germe. Por exemplo, a vacina contra o sarampo não protege o paciente contra catapora e vice-versa. Já existem vacinas conjuntas, que são na verdade duas ou mais vacinas dadas em uma única administração, como a vacina tríplice viral, que é composta por três vacinas em uma única injeção: sarampo, rubéola e caxumba. O sistema imune é estimulado simultaneamente contra esses três vírus. Nem toda vacina pode ser dada em conjunto.

4) Foi em 1798 que o termo “vacina” surgiu pela primeira vez, graças a uma experiência do médico e cientista inglês Edward Jenner.

Explicação:

Tente pegar as partes mais importantes das respostas, pois elas são muito grandes. Dê um obrigado e 5.0 estrelas se minha resposta estiver ótima. De nada! Espero que tenho ajudado.

Perguntas interessantes