1 Qual a diferença entre o Barroco no Brasil e em Portugal?
2 Como foi a entrada da arte barroca no Brasil?
3 Qual o poeta introduziu o Barroco no Brasil?.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1: O barroco brasileiro apresenta peculiaridades que o diferenciam do barroco europeu.
No barroco europeu encontram-se obras com traços mais elaborados, pesados, dramáticos e sofisticados do que nas peças brasileiras.
2: O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro. Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial
3: O poema épico “Prosopopeia”, de Bento Teixeira (1633-1696) é considerado o marco inicial do Barroco no Brasil em 1601. O artista exalta em suas 94 estrofes o terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Outro destaque da literatura barroca foi Gregório de Matos (1633-1696).
1. A principal diferença entre o Barroco em Portugal e no Brasil é que no Brasil a arte barroca é feita de maneira mais simplista e com matérias-primas menos rebuscadas, enquanto que em Portugal as peças são mais sofisticadas e elaboradas.
2. A arte barroca chegou ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses que desembarcavam no país em meados do século XVIII.
3. O introdutor da poesia barroca no Brasil foi o poeta Bento Teixeira, com sua obra épica denominada “Prosopopeia”. Também se destaca na poesia barroca as obras do autor Gregório de Matos, conhecido como Boca do inferno.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/17412872