1. Qual a diferença entre fronteiras terrestres e limites? 2. O que são os territórios? Cite exemplos. 3. Qual a relação de poder no espaço geográfico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.O termo "fronteira" refere-se a uma região ou faixa, enquanto que o termo "limite" está ligado a uma concepção imaginária. A fronteira é uma faixa do território situada em torno dos limites internacionais. ... No ponto preciso e exato em que estes limites chegam ao seu fim é que se pode falar de fronteiras.
2. A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa, de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política, na biologia e na psicologia. Refere-se a uma área delimitada sob posse de algo ou alguém.
Exemplos:
O território brasileiro, por exemplo, é um território político. Já o território indígena é um território bem menor, e que está dentro do território brasileiro. Por isso ele pode ser chamado de território pessoal.
3.De modo didático, o território é entendido enquanto porção do espaço geográfico apropriada/dominada/produzida por classes/grupos sociais, por meio de processos (i)materiais, multidimensionais e multiescalares; o poder é um elemento atravessador das relações territoriais, exercendo-se a partir de diferentes escalas.
Explicação:
Fronteira terrestre é tudo aquilo que se limita internacionalmente (ex: Bolívia), diferente de limite, que é tudo que se identifica dentro do território (ex: São Paulo).
Territórios são fraguimentos do espaço geográfico, delimitado e que está sob poder de um indivíduo ou grupo.
Obs: essas são as respostas do meu professor, ou seja, está tudo correto.
Espero ter ajudado