Geografia, perguntado por manu111556, 6 meses atrás

1. Quais são os motivos para a existência dos fusos horários?


2. Explique a razão para que cada fuso horário corresponda a 1 hora?


3. Quais são as consequências do movimento de rotação?


4. Como se dá a incidência dos raios solares sobre a Terra?


5. Qual é o fator que interfere diretamente na regionalização das zonas térmicas da Terra?


6. Como ocorre o movimento de rotação da Terra?


7. Como acontece a mudança de fusos horários na Terra?


8. Como acontece a variação da temperatura e luminosidade na Terra?

Soluções para a tarefa

Respondido por graziellegalan
1

Resposta:

1 -Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma.

2- Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora - e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário. No interior dessas faixas, por convenção, passou a vigorar um mesmo horário.

3- A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Isso é possível devido à diferença de iluminação nas áreas do planeta ao longo do movimento. ... Na primavera e no outono, a duração igual dos dias e das noites é explicada também pela posição da Terra em relação ao Sol.

4,-Os raios solares atingem de forma desigual a Terra, tendo uma maior declinação da luz em relação à linha do Equador. Quando o raio solar atingir perpendicularmente o Trópico de Capricórnio (no período de 21 de junho até 22 de setembro), será verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte.

5- Os climas da Terra se encontram divididos em zonas. O planeta realiza diversos movimentos e esses interferem diretamente na composição climática em razão da quantidade de luz solar recebida pela superfície terrestre.

6- O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas (Figura 1, abaixo).

7-A Terra realiza seu movimento de rotação girando de oeste para leste em torno do seu próprio eixo, por esse motivo os fusos a leste de Greenwich (marco inicial) têm as horas adiantadas (+); já os fusos situados a oeste do meridiano inicial têm as horas atrasadas (-).

8 ,- A Terra realiza diferentes movimentos, e esse processo é responsável pela alternância de radiação solar em um determinado ponto terrestre. A variação do recebimento de energia solar depende do movimento de rotação, movimento de translação e da latitude do lugar.


manu111556: obrigado
graziellegalan: por nada!!
Perguntas interessantes