Pedagogia, perguntado por joaovitor5737, 6 meses atrás

1. Quais são as forças antagônicas subjacentes à oposição entre realistas e normalistas na questão dos universais?​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelvinicius27
3

Resposta:

Heráclito, do ponto de vista platônico, é frequentemente interpretado como sugerindo uma conclusão cética a essa observação. Como nada permanece o mesmo de momento a momento, qualquer conhecimento que pensamos possuir é obsoleto no momento de adquiri-lo. Heráclito também poderia estar sugerindo que os nomes são uma forma artificial de impor estabilidade ao fluxo da realidade: “chamando esse “rio”, eu finjo que é uma entidade”. Isso faria dele o primeiro nominalista. Muito na filosofia de Platão pode ser entendida como uma resposta a Heráclito, especialmente para as implicações céticas de seus escritos.

Para Platão, nosso intelecto pode contemplar o mesmo rio inúmeras vezes, desde que eu rio como uma ideia, como uma forma, sempre permanece o mesmo. Não é uma nítida distinção entre o mundo dos sentidos e o mundo do intelecto: pode-se ter apenas opiniões sobre o primeiro, mas pode ter verdadeiro conhecimento, a ciência como uma crença verdadeira justificada, sobre o segundo. Precisamente por essa razão, o mundo inteligível é o mundo da razão; e o mundo sensível é apenas provisoriamente real, como as sombras na parede de uma caverna.

Explicação:

Ficou meio grande mas espero ter ajudado.


joaovitor5737: Muito obrigado
rafaelvinicius27: Por nada
Respondido por BrenoSousaOliveira
0

A diferença entre a filosofia dos realistas e nominalistas é que um crê que as mudanças no mundo são reais, o outro não.

Nominalistas e realistas

A filosofia surge como uma tentativa humana de compreender melhor o mundo. Esse método de estudo teve como inicio o ponto da metafísica, que era a tentativa de explicar a existência das coisas. Podemos dividir esse ponto inicial entre os realistas e os nominalistas.

Os nominalistas eram aqueles que diziam que as verdades universais existem de fato no mundo, como por exemplo Heráclito com a sua posição de que no mundo nada permanece o mesmo, pois tudo muda.

Já os realistas afirmam que as mudanças são frutos de nossa percepção, como por exemplo Platão que afirmava a existência de dois mundos, onde o nosso mundo é apenas um reflexo imperfeito do mundo perfeito.

Para saber mais sobre filosofia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24797725

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes