Biologia, perguntado por erick8burrinho, 5 meses atrás

1) Quais os transportes que ocorrem através da membrana plasmática?

2) O que é difusão?

3) Diferencie fagocitose de pinocitose.

4) Cite as organelas celulares e suas respectivas funções.

5) Como é constituída a parede celular e quais são as suas funções?

SE COLOCAR RESPOSTA ERRADA EU TE DENUNCIO E VOCÊ PERDE OS PONTOS BLZ.


erick8burrinho: PRECISO PRA HOJE VALE UM PONTO

Soluções para a tarefa

Respondido por kelly63514
1

Resposta:

1)Difusão simples,Osmose,Difusão facilitada,Transporte ativo

2)a difusão é o transporte passivo dos solutos das moléculas (como oxigênio, glicose e outros), através da membrana plasmática. Nesse processo de difusão celular, uma substância tende a se mover de uma área mais concentrada (hipertônica) para uma menos concentrada (hipotônica).

3)Diferenças entre Fagocitose e Pinocitose

A fagocitose refere-se ao englobamento de partículas sólidas, a partir da formação dos pseudópodes. A pinocitose é o englobamento de líquidos. Além disso, não se formam pseudópodes.

4)Principais Organelas e suas funções

Mitocôndrias

São organelas constituídas por duas membranas, uma externa e uma interna, com muitas dobras, denominadas cristas mitocondriais. As mitocôndrias se diferenciam das demais organelas pois tem seu próprio DNA, e possui capacidade de se reproduzir.

A função da mitocôndria é realizar a respiração celular, que é responsável por produzir grande parte da energia usada em funções primordiais para a sobrevivência da célula.

Núcleo

O núcleo é a maior organela existente, pois ele é responsável por guardar o material genético e comandar tudo que acontece na célula.

Centríolos

Os centríolos são organelas formadas por microtúbulos que ajudam os cromossomos a se separarem na hora da divisão celular (mitose e meiose). Estão presentes em cílios e flagelos, auxiliando na locomoção.

Citoesqueletos

Citoesqueleto é a estrutura responsável por sustentar e a célula, além de auxiliar na movimentação por meio dos micro filamentos encontrados em sua estrutura. O citoesqueleto auxilia no transporte das organelas dentro do citoplasma.

Ribossomos

Os ribossomos são organelas constituídas por duas subunidades, uma maior e uma menor, compostas por RNA ribossomal e proteínas. Os ribossomos são responsáveis pela ligação de aminoácidos, visando a síntese das proteínas. Dentro deles, podemos encontrar três tipos de RNA:

RNA mensageiro (RNAm): o RNAm codifica as proteínas, uma vez que possui as informações do DNA. Ele é traduzido no processo de formação das proteínas, chamado de tradução;

RNA transportador (RNAt): O RNAt, ou RNA de transferência, transporta os aminoácidos que constituirão a nova proteína. Ele identifica a sequência de três nucleotídeos que codificam um aminoácido (chamada de códon), e garante que o aminoácido correspondente àquela informação seja adicionado à cadeia em formação.

RNA ribossomal (RNAr): Esse RNA forma os ribossomos, que são os locais onde ocorrem a síntese de proteínas. É importante destacar que 80% do RNA presente na célula é desse tipo.

Aprenda mais sobre ácidos nucleicos.

Citosol

O citosol ou hialoplasma armazena substâncias que são usadas pelas células. É um líquido gelatinoso, que pode ser mais fluído ou viscoso, além de rico em água, proteínas, eletrólitos, glicose, compostos lipídicos e substâncias que irão comportar as organelas celulares e o citoesqueleto.

Retículo Endoplasmático (RE)

O retículo endoplasmático (RE) é uma organela com muitas membranas que constituem um tipo de rede. Em algumas partes do RE, pode-se encontrar ribossomos, por esse motivo, essa porção é chamada de retículo endoplasmático rugoso. As regiões onde não há ribossomos são denominadas de retículo endoplasmático liso.

No caso do RE rugoso, a sua função é produzir proteínas. O RE liso é responsável pela produção de esteróides e fosfolipídios, e também pela neutralização de substâncias tóxicas.

Complexo de Golgi

O complexo de Golgi, ou aparelho de Golgi, é constituído de discos achatados em forma de pilha, formando bolsas membranosas. Ele é responsável pela modificação, armazenamento e exportação de proteínas que são produzidas no retículo endoplasmático rugoso.

O complexo de Golgi também não é responsável por produzir vesículas que originam os lisossomos primários.

Lisossomos

Os lisossomos são organelas envolvidas por uma camada lipídica dupla, e possui enzimas digestivas em seu interior. A principal função do lisossomo é a digestão de moléculas orgânicas como lipídios, carboidratos, proteínas e ácidos nucléicos.

As moléculas que são englobadas e entram na célula envoltas por vesículas. Essas vesículas se fundem com os lisossomos primários e, posteriormente, são quebradas em porções menores. Depois disso, essas moléculas saem do lisossomo e são aproveitadas pela célula.

Peroxissomos

Os peroxissomos são organelas pequenas e membranosas, que possuem a enzimas em seu interior. Eles são responsáveis pela oxidação de ácidos graxos para sintetizar o colesterol, e para serem utilizados na respiração celular.

5)Parede celular é uma estrutura das células vegetais que as diferencia da células animais. Tem como principal função evitar que a membrana plasmática das células se rompa, garantindo à célula elasticidade e resistência a tensões físicas e químicas.

Explicação:

Espero ter ajudado, marca como melhor resposta por favor


erick8burrinho: Eu até marcaria mas a 4 ficou muito grande imagina aí pra copiar isso
erick8burrinho: Mas mesmo assim obrigado
erick8burrinho: Tem como resumir a 4 pra mim? Se fizer isso eu entro na pergunta por outra conta e adiciono uma resposta aqui eu te dou a coroa com melhor resposta por favor preciso entregar essa atividade hoje!!!
Perguntas interessantes