1. Quais os problemas filosóficos para os pré-socráticos, para a Filosofia Antiga, para a Filosofia Medieval, para a Filosofia Moderna e para a Filosofia Contemporânea?
2. Por que a Grécia Antiga reunia características para o surgimento da filosofia?
3. Qual filósofo disse a seguinte frase “Procurar uma explicação e admirar-se é reconhecer-se ignorante."?
4. Como é ser um filosofo para Friedrich Nietzsche?
5. Qual o filósofo fez a seguinte afirmação “Aquele para quem tudo resulta muito natural, para quem tudo resulta muito fácil de entender, para quem tudo resulta muito óbvio, nunca poderá ser filósofo”?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.R= Para os pré-socráticos: a physis; para a Filosofia Antiga: a atividade política, técnicas e ética do homem; para a Filosofia Medieval, o conflito entre fé e razão, os Universais, a existência de Deus, a conciliação entre Presciência divina e Livre-arbítrio; para a Filosofia Moderna, o empirismo e o racionalismo, para a Filosofia Contemporânea, diversos problemas a respeito da existência, da linguagem, da arte, da ciência, entre outros.
2. R= Isso significa que a sociedade grega reunia características favoráveis a essa forma de expressão pautada por uma investigação racional. Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas
3.R= Epicuro (341 a .
4.R= Friedrich Nietzsche (1844-1900): “Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre tomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes”.
5.R= García Morente (1886-1942)
Explicação:
Espero ter ajudado, bons estudos