1.Quais os principais desafios enfrentados pelas pessoas autistas?
2. Pessoas autistas têm acesso ao mercado de trabalho??
3. Todos os autistas são superdotados?
4. Como o sistema de educação deve se preparar para lidar melhor com o autismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Indivíduos com autismo enfrentam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social. No entanto, quando falamos de um “espectro”, falamos de uma ampla variação. Cada pessoa que recebe um diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista é única. Importante ressaltar que o autismo se manifesta de várias maneiras e nunca é exatamente igual de uma pessoa para outra.
2)A possibilidade de pessoas com autismo conseguirem um trabalho ainda é muito aquém do ideal, mas tem aumentado exponencialmente mundo a fora. E no Brasil não tem sido diferente. Para quem tem TEA de alto funcionamento — como se diz quando suas habilidades sociais e de comunicação são menos comprometidas — parece ser mais fácil, mas nem sempre.
3)
Dentre os mitos que as pessoas compartilham sobre o Autismo, um deles diz respeito à falsa ideia de que os Autistas seriam superdotados ou teriam algumas "habilidades" específicas.
A resposta ao questionamento levantado no próprio título do texto é NÃO. Do ponto de vista científico, nunca houve comprovações que pudessem indicar alguma relação direta entre Autismo e Q.I´s elevados.
4)
Os alunos com espectro autista, por exemplo, têm a garantia por lei de um professor de apoio que os acompanhe. A Lei Berenice Piana, de número nº 12.764/2012, regulamenta o direito desses estudantes a um “acompanhante especializado” em autismo. Além disso, a mesma legislação postula a necessidade de os professores do ensino regular serem capacitados para promover a inclusão de alunos com deficiência ao contexto educacional do sistema de aprendizagem.